Ensino Médio

A Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional LDB (Lei n° 9.394/96) define o ensino médio como parte de uma etapa da escolarização que tem por finalidade o desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, ou seja, o ensino médio deve preparar o jovem para ser um cidadão pleno, ter condições de se inserir no mundo do trabalho e também ingressar no ensino superior.

Visando assegurar aos alunos e alunas as condições legalmente estabelecidas o colégio oferece o ensino médio, regular, destinado, tendo como finalidade:

I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do aluno, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III – o aprimoramento do aluno como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; e
IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Constituem objetivos do ensino médio, regular:

I – desenvolver a capacidade crítico-reflexiva do mundo social, político, econômico e cultural, proporcionando ao aluno amadurecimento e autonomia para tornar-se cidadão e profissional útil à sociedade em que está inserido;
II – desenvolver habilidades básicas por meio dos componentes curriculares, que o capacitem para o ingresso na Educação Superior;
III – compreender e aplicar conhecimentos adquiridos dos conteúdos afins, em sua prática de vida;
IV – desenvolver o gosto pela arte e cultura geral, proporcionando o seu harmonioso convívio com a natureza, com o belo e com as vivências das práticas sociais.

MATERIAL DIDÁTICO

A coleção Pitágoras para o ensino médio segue as premissas propostas para o ENEM e pelos principais vestibulares do país. O nosso currículo é voltado para o desenvolvimento das competências e das habilidades exigidas atualmente, onde a interdisciplinaridade e a contextualização permeiam a prática pedagógica constantemente.

Coleção da Rede Pitágoras: DURANTE A SEMANA

• Livros do aluno.
  • Supera Neuroeducação: 1 AULA SEMANAL
  • Coleção abrindo horizontes.
  • Livro do Ábaco.
  • Jogos de uso coletivo.
  • Plataforma Matific: 1 AULA SEMANAL
  • Matemática gamificada com conteúdos alinhados a
  • BNCC.
  • English Stars: 4 AULAS SEMANAIS
  • Formação Bilingue.
  • Material Internacional.
  • Student’s Book – Workbook: (Livro de tarefa).
  • Read Book: (Livro de leitura).
  • Foco nas 4 habilidades da língua: Ler – Escrever –
  • Falar e ouvir.
  • OLEM – Líder em Mim: 1 AULA SEMANAL
  • Desenvolve as 5 competências socioemocionais.
  • Consciência.
  • Estabilidade Emocional.
  • Abertura a nova Experiências.
  • Amabilidade.
  • Extroversão: (Coleção descobrindo o Líder em Mim).

Organizamos a nossa grade curricular com o quantitativo de aulas necessárias para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares objetivando cumprir com as finalidades e objetivos propostas em nossa proposta pedagógica.

DISCIPLINASCARGA HORÁRIA – 1º E 2º 3º ano do Ensino Médio
Língua Portuguesa0406
Matemática0406
História0303
Geografia0303
Artes0101
Física0303
Química0303
Biologia0303
Filosofia0101
Sociologia0101
Língua Inglesa0202
Língua Espanhola0101
História de Rondônia –01
Geografia de Rondônia –01

TÍTULOS ADICIONAIS PARA A 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

• Livros revisionais do Ensino Médio
  • Produção de Textos
  • Simula (para todas as séries do ensino Médio)
  • Refazendo
  • Caderno com questões discursivas
  • Propostas de Redação

AVALIAÇÕES

Para o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio as avaliações são realizadas no horário regular das aulas.

SIMULADOS

Os simulados são aplicados bimestralmente, com datas e horários previstos no calendário escolar, no período vespertino. Os simulados são elaborados pela Rede Pitágoras e pelos professores do Colégio Clarice Lispector no formato de prova do ENEM.

ENEMVEST

O EnemVest é aplicado uma vez ao Ano para o Ensino Médio. São elaborados pela Rede Pitágoras. Visando proporcionar aos estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio das escolas parceiras, a experiência de participarem de um exame de vestibular e/ou ENEM em tempo real.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Período Matutino – 07h00 às 12h20.

Período Vespertino – 13h00 ás 18:20.

UNIFORME:

É de uso obrigatório e está disponível nos seguintes locais:

Rondônia Bonés – Rua Guaporé, Número 5112, Bairro: Centro

Central Modas – Av. Norte Sul, 5107 – Centro, Rolim de Moura – RO, 78987-000

Fênix Uniformes – Av. Florianópolis, 5282 – Centro, Rolim de Moura – RO, 76940-000

DOCUMENTOS NÉCESSARIOS PARA MATRÍCULA

• Declaração da Escola (Histórico com 45 dias).
  • Foto 3X4.
  • Xerox Certidão de Nascimento.
  • Xerox do CPF e RG do(a) aluno(a).
  • Xerox do cartão do SUS.
  • Xerox do Cartão de Vacina.
  • Xerox Comprovante de Residência.
  • Xerox do CPF e RG dos Pais.
  • Xérox termo de Guarda.
  • Declaração de Confissão de Dívida.

LANCHE ESCOLAR:

Lanche escolar terceirizado e as famílias podem escolher a contratação ou não dos serviços oferecidos.