Home   Educação Infantil

Educação Infantil

De acordo com a mais recente Lei Diretrizes e Bases (Lei 9.394/96), a Educação Infantil torna-se a primeira etapa da Educação Básica e como tal tem identidade própria e objetivos bem definidos. Confirma a importância de se considerar a criança no seu tempo, respeitando suas necessidades peculiares e suas potencialidades, de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra. Para atingir esses objetivos, também, uma nova postura pedagógica é essencial no sentido de:

• Considerar a criança como um ser social, interativo, produtor do próprio conhecimento, partindo de situações vivenciadas, dentro e fora da escola;

• Respeitar a diversidade cultural e a pluralidade brasileira, considerando a criança como pessoa singular com  características próprias.

Quando a criança ingressa na escola, novas estimulações passam a exigir-lhe novas condutas, tirando-a do estado de equilíbrio cognitivo a que estava acostumada. O resultado dessas novas solicitações, realizadas pelo ambiente escolar, deve permitir à criança a construção de novos padrões de conduta e de novos esquemas mentais. Desse modo, o processo de ensino/aprendizagem deve ser capaz de propiciar a ela o surgimento de várias capacidades que demonstram o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral.

• O domínio de um vocabulário novo e de outros aspectos da língua adquiridos através do conhecimento e da leitura dos diversos tipos de textos pode resultar em novas formas de expressão do pensamento e habilidades verbais.

• A construção dos conceitos matemáticos (noções de mais, menos, maior, menor, igual, diferente, medidas, etc.) pode favorecer o surgimento de estruturas mentais lógicas e operatórias, tais como seriação, classificação e demais operações.

• As experiências de grupo (trabalhos em grupo, jogos e brincadeiras) podem favorecer a superação do egocentrismo e a superação dos conflitos sociocognitivos, assim como o desenvolvimento de uma moral autônoma, baseada no respeito às normas e ao outro.

• O estudo das diferentes linguagens (Estudos Sociais, Ciências Naturais, Artes e Música) podem favorecer o desenvolvimento do tempo, do espaço, da causalidade, a compreensão dos fenômenos e estabelecer as bases para o pensamento lógico.

Para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias a esta etapa utilizamos o material didático da Rede Pitágoras que apresenta os pressupostos teóricos e o desenvolvimento de atividades em consonância com a nossa proposta pedagógica. O foco da coleção da Educação infantil  apresenta  nos livros do Maternal II e III, o cuidado com o corpo humano, os sentimentos e o pensamento do sujeito (ecologia pessoal). No Pré I, o foco é a interação social e a qualidade dessa interação do sujeito com a Comunidade (ecologia social ). No Pré II coloca o foco no planeta Terra, ressaltando o cuidado e o respeito com a “casa comum”  de todos os cidadãos   (ecologia ambiental ). Essas três dimensões ecológicas formam elos interdependentes e são apresentados de forma interdisciplinar, através de um enredo central, comum a todos os livros: “A Turma da Ciranda”. Personagens que contam suas histórias nas atividades apresentadas, de forma interessante e desafiadora, procurando  despertar nos alunos o desenvolvimento de suas capacidades: cognitiva, afetiva, moral e social e de uma postura empreendedora, consciente e responsável em relação à ecologia integral. A palavra  ecologia foi considerada em seu sentido etimológico original, como estudo e cuidado das múltiplas casas que o indivíduo habita: o corpo, a sociedade e o meio ambiente.

A avaliação é feita mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

O AMBIENTE SIGNIFICATIVO DA SALA DE AULA E DOS DEMAIS ESPAÇOS ESCOLARES

Os espaços escolares  planejados para a aprendizagem convida os alunos e as alunas  a se envolverem em atividades que são interessantes e pedagogicamente válidas. A construção desse ambiente deve ser compartilhada com as crianças, para que umas aprendam com as outras, num rico processo de interação que só vai possibilitar a formação da identidade desse grupo.

O Colégio Clarice Lispector  planejou esses espaços escolares com intuito de envolver os alunos nessa intencionalidade, respeitando a faixa etária e  ressignificando estratégias que possibilitem, cada vez mais, a evolução de seu grupo de alunos e alunas. Nesses ambientes prevalece o levantamento de questões acerca da história individual de  cada aluno,  suas expectativas, seus desejos, interesses e, principalmente, seus conhecimentos prévios, para tornar o objeto de estudo significativo para cada um dos aprendizes.

Na fase da Educação Infantil, enfatiza-se a importância da participação das crianças nos trabalhos em grupo, nas brincadeiras e nos jogos com regras. Nessas atividades, elas exercitam a defesa de seus direitos e de seus pontos de vista, uma oportunidade para o exercício da autonomia.

SALA DE AULA

SALA

ATIVIDADES DE ARTE (ENVOLVENDO PINTURAS E OUTROS TRABALHOS COM TINTA)

DSCN8719

ATIVIDADES COM OFICINA DE ESCRITA

Oficina

DRAMATIZAÇÕES (UTILIZANDO ROUPAS DIFERENTES)

DSCN3754

CONTAR HISTÓRIAS

Contar historias

BRINCANDO NO CAMPO

Campo

BRINCANDO NO PARQUINHO, NA CAIXA DE AREIA

DSCN2479

BRINCANDO NA PISCINA

Piscina

ESCOVANDO O DENTE

Escovando dente

UTILIZANDO OS COMPUTADORES

Computador

ASSISTINDO VÍDEO NA SALA DE AULA

Vídeo

LANCHE

Lanche

FAZENDO RECEITAS

Cozinha

REALIZANDO LEITURAS NA BIBLIOTECA

Biblioteca

REALIZANDO ATIVIDADE DA BRINQUEDOTECA

DSCN4708

BRINCADEIRAS DIRIGIDAS

Atividade dirigida

TURMAS OFERECIDAS:

Maternal III – alunos com 3 anos completos ou a completar até 31/03 do ano em curso
Pré I – alunos com 4 anos completos ou a completar até 31/03 do ano em curso
Pré II – alunos com 5 anos completos ou a completar até 31/03 do ano em curso

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Período vespertino – 13h às 17h30.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

– Declaração escolar
– 1 Foto 3X4
– 1 Xérox Certidão de Nascimento
– 1 Xérox do CPF e RG do aluno
– 1 Xérox do cartão do SUS do(a) aluno(o)
– 1 Xérox do cartão de vacina do(a) aluno(o)
– 1 Xérox Comprovante de Residência
– 1 Xérox do CPF e RG dos responsáveis legais (ou, cópia do termo de guarda)
– Declaração de inadimplência para os alunos provindos de instituições particulares.

UNIFORME:

É de uso  obrigatório e está disponível nos seguintes locais:

Rondônia Bonés – Rua Guaporé, Número 5112,  Bairro: Centro

Falcão Magazine – Avenida 25 de Agosto, Número: 4794, Bairro: Centro

LANCHE  ESCOLAR

Lanche escolar terceirizado e as famílias podem escolher a contratação ou não dos serviços oferecidos.

INFRAESTRUTURA

DSCN4685

DSCN7020

DSCN4483DSCN4746DSCN4751DSCN7021DSC06896

DSCN7016DSCN7015

DSCN7027DSC02483

Biblioteca