Educação infantil

De acordo com a mais recente Lei Diretrizes e Bases (Lei 9.394/96), a Educação Infantil torna-se a primeira etapa da Educação Básica e como tal tem identidade própria e objetivos bem definidos. Confirma a importância de se considerar a criança no seu tempo, respeitando suas necessidades peculiares e suas potencialidades, de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra. Para atingir esses objetivos, também, uma nova postura pedagógica é essencial no sentido de:

• Considerar a criança como um ser social, interativo, produtor do próprio conhecimento, partindo de situações vivenciadas, dentro e fora da escola;

• Respeitar a diversidade cultural e a pluralidade brasileira, considerando a criança como pessoa singular com  características próprias.

Quando a criança ingressa na escola, novas estimulações passam a exigir-lhe novas condutas, tirando-a do estado de equilíbrio cognitivo a que estava acostumada. O resultado dessas novas solicitações, realizadas pelo ambiente escolar, deve permitir à criança a construção de novos padrões de conduta e de novos esquemas mentais. Desse modo, o processo de ensino/aprendizagem deve ser capaz de propiciar a ela o surgimento de várias capacidades que demonstram o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral.

• O domínio de um vocabulário novo e de outros aspectos da língua adquiridos através do conhecimento e da leitura dos diversos tipos de textos pode resultar em novas formas de expressão do pensamento e habilidades verbais.

• A construção dos conceitos matemáticos (noções de mais, menos, maior, menor, igual, diferente, medidas, etc.) pode favorecer o surgimento de estruturas mentais lógicas e operatórias, tais como seriação, classificação e demais operações.

• As experiências de grupo (trabalhos em grupo, jogos e brincadeiras) podem favorecer a superação do egocentrismo e a superação dos conflitos sociocognitivos, assim como o desenvolvimento de uma moral autônoma, baseada no respeito às normas e ao outro.

• O estudo das diferentes linguagens (Estudos Sociais, Ciências Naturais, Artes e Música) podem favorecer o desenvolvimento do tempo, do espaço, da causalidade, a compreensão dos fenômenos e estabelecer as bases para o pensamento lógico.

Para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias a esta etapa utilizamos o material didático da Rede Pitágoras que apresenta os pressupostos teóricos e o desenvolvimento de atividades em consonância com a nossa proposta pedagógica. O foco da coleção da Educação infantil  apresenta  nos livros do Maternal II e III, o cuidado com o corpo humano, os sentimentos e o pensamento do sujeito (ecologia pessoal). No Pré I, o foco é a interação social e a qualidade dessa interação do sujeito com a Comunidade (ecologia social ). No Pré II coloca o foco no planeta Terra, ressaltando o cuidado e o respeito com a “casa comum”  de todos os cidadãos   (ecologia ambiental ). Essas três dimensões ecológicas formam elos interdependentes e são apresentados de forma interdisciplinar, através de um enredo central, comum a todos os livros: “A Turma da Ciranda”. Personagens que contam suas histórias nas atividades apresentadas, de forma interessante e desafiadora, procurando  despertar nos alunos o desenvolvimento de suas capacidades: cognitiva, afetiva, moral e social e de uma postura empreendedora, consciente e responsável em relação à ecologia integral. A palavra  ecologia foi considerada em seu sentido etimológico original, como estudo e cuidado das múltiplas casas que o indivíduo habita: o corpo, a sociedade e o meio ambiente.

A avaliação é feita mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

O AMBIENTE SIGNIFICATIVO DA SALA DE AULA E DOS DEMAIS ESPAÇOS ESCOLARES

Os espaços escolares  planejados para a aprendizagem convida os alunos e as alunas  a se envolverem em atividades que são interessantes e pedagogicamente válidas. A construção desse ambiente deve ser compartilhada com as crianças, para que umas aprendam com as outras, num rico processo de interação que só vai possibilitar a formação da identidade desse grupo.

O Colégio Clarice Lispector  planejou esses espaços escolares com intuito de envolver os alunos nessa intencionalidade, respeitando a faixa etária e  ressignificando estratégias que possibilitem, cada vez mais, a evolução de seu grupo de alunos e alunas. Nesses ambientes prevalece o levantamento de questões acerca da história individual de  cada aluno,  suas expectativas, seus desejos, interesses e, principalmente, seus conhecimentos prévios, para tornar o objeto de estudo significativo para cada um dos aprendizes.

Na fase da Educação Infantil, enfatiza-se a importância da participação das crianças nos trabalhos em grupo, nas brincadeiras e nos jogos com regras. Nessas atividades, elas exercitam a defesa de seus direitos e de seus pontos de vista, uma oportunidade para o exercício da autonomia.

Sala de aula

TURMAS OFERECIDAS:

Maternal III – alunos com 3 anos completos ou a completar até 31/03 do ano em curso
Pré I – alunos com 4 anos completos ou a completar até 31/03 do ano em curso
Pré II – alunos com 5 anos completos ou a completar até 31/03 do ano em curso

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Período vespertino – 13h às 17h30.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

  • Declaração da Escola (Histórico com 45 dias).
  • Foto 3X4.
  • Xerox Certidão de Nascimento.
  • Xerox do CPF e RG do(a) aluno(a).
  • Xerox do cartão do SUS.
  • Xerox do Cartão de Vacina.
  • Xerox Comprovante de Residência.
  • Xerox do CPF e RG dos Pais.
  • Xérox termo de Guarda.
  • Declaração de Confissão de Dívida.

UNIFORME:

É de uso obrigatório e está disponível nos seguintes locais:

Rondônia Bonés – Rua Guaporé, Número 5112, Bairro: Centro

Central Modas – Av. Norte Sul, 5107 – Centro, Rolim de Moura – RO, 78987-000

Fênix Uniformes – Av. Florianópolis, 5282 – Centro, Rolim de Moura – RO, 76940-000

LANCHE  ESCOLAR

Lanche escolar terceirizado e as famílias podem escolher a contratação ou não dos serviços oferecidos.