Home   Ensino Médio

Ensino Médio

A Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional LDB (Lei n° 9.394/96) define o ensino médio como parte de uma etapa da escolarização que tem por finalidade o desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, ou seja, o ensino médio deve preparar o jovem para ser um cidadão pleno, ter condições de se inserir no mundo do trabalho e também ingressar no ensino superior.

Visando assegurar aos alunos e alunas as condições legalmente estabelecidas o colégio oferece o ensino médio, regular, destinado, tendo como finalidade:

I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do aluno, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III – o aprimoramento do aluno como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; e
IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Constituem objetivos do ensino médio, regular:

I – desenvolver a capacidade crítico-reflexiva do mundo social, político, econômico e cultural, proporcionando ao aluno amadurecimento e autonomia para tornar-se cidadão e profissional útil à sociedade em que está inserido;
II – desenvolver habilidades básicas por meio dos componentes curriculares, que o capacitem para o ingresso na Educação Superior;
III – compreender e aplicar conhecimentos adquiridos dos conteúdos afins, em sua prática de vida;
IV – desenvolver o gosto pela arte e cultura geral, proporcionando o seu harmonioso convívio com a natureza, com o belo e com as vivências das práticas sociais.

MATERIAL DIDÁTICO

A coleção Pitágoras para o ensino médio segue as premissas propostas para o ENEM e pelos principais vestibulares do país. O nosso currículo é voltado para o desenvolvimento das competências e das habilidades exigidas atualmente, onde a interdisciplinaridade e a contextualização permeiam a prática pedagógica constantemente.

Organizamos a nossa grade curricular com o quantitativo de aulas necessárias para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares objetivando cumprir com as finalidades e objetivos propostas em nossa proposta pedagógica.

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA – 1º E 2º  3º ano do Ensino Médio
Língua Portuguesa 04 06
Matemática 04 06
História 03 03
Geografia 03 03
Artes 01 01
Física 03 03
Química 03 03
Biologia 03 03
Filosofia 01 01
Sociologia 01 01
Língua Inglesa 02 02
Língua Espanhola 01 01
História de Rondônia  – 01
Geografia de Rondônia  – 01

TÍTULOS ADICIONAIS PARA A 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

– Livros revisionais do Ensino Médio

– Produção de Textos

– Simula (para todas as séries do ensino Médio)

– Refazendo

– Caderno com questões discursivas

– Propostas de Redação

AVALIAÇÕES

Para o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio as avaliações são realizadas no horário regular das aulas.

SIMULADOS

Os simulados são aplicados bimestralmente, com datas e horários previstos no calendário escolar, no período vespertino. Os simulados são elaborados pela Rede Pitágoras e pelos professores do Colégio Clarice Lispector no formato de prova do ENEM.

ENEMVEST

O EnemVest é aplicado uma vez ao Ano para o Ensino Médio. São elaborados pela Rede Pitágoras. Visando proporcionar aos estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio das escolas parceiras, a experiência de participarem de um exame de vestibular e/ou ENEM em tempo real.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Período matutino (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio) – 7h às 12h20.

Período vespertino (3º ano do Ensino Médio) – 13h50 às 18h20 (Terça-Feira) e 13h às 18h20 (Quarta-Feira).

UNIFORME:

É de uso obrigatório e está disponível nos seguintes locais:

Rondônia Bonés – Rua Guaporé, Número 5112, Bairro: Centro

Falcão Magazine – Avenida 25 de Agosto, Número: 4794, Bairro: Centro

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

• Cópia da certidão de nascimento;
• Cópia do RG, CPF e SUS;
• 01 (uma) fotos 3×4 recentes em fundo claro;
• Histórico do ensino fundamental original, em caso de ingresso no 1º ano do Ensino Médio;
• Histórico do ensino médio (original), em caso de ingresso no 2º ano do Ensino Médio;
• Cópia do RG e CPF, do responsável (contratante) maior;
• Cópia do comprovante de endereço.

CANTINA ESCOLAR

Serviços terceirizados.