O Ensino Fundamental, regular, com nove anos de duração, iniciando-se aos seis anos de idade ou, conforme as normas estabelecidas para o  Sistema Estadual de Ensino, destinado a crianças e pré-adolescentes, organizado em dois Segmentos:

a) Anos Iniciais – do 1° ao 5° Anos, com cinco anos de duração;
b) Anos Finais – do 6° ao 9° Anos, com quatro anos de duração.

A nossa proposta educacional para o ensino fundamental de 9 anos  visa garantir  o acesso ao conhecimento dos saberes, práticas e experiências relevantes, definidos a partir dos diferentes ramos das ciências e outros campos da cultura; assim como, o caráter histórico destes conhecimentos. Leva o aluno a aprender que o conhecimento é dinâmico, constante e permite encontrar explicações para as diversas situações do cotidiano e proporciona ferramentas para explorar a resolução de problemas.

A organização da proposta curricular enseja que os alunos se comprometam com sua própria aprendizagem e se desenvolvam numa crescente confiança em suas potencialidades. A formação de um aluno autônomo, responsável, pesquisador, comunicador e solidário prepara-o para os tempos atuais.

No Colégio, o ensino fundamental tem por finalidade a formação básica do cidadão mediante:

I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades, formação de atitudes e valores; e
IV – o fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

O Ensino Fundamental, regular no colégio tem por objetivos:

I – proporcionar condições necessárias para que o aluno desenvolva suas potencialidades, com vistas ao seu crescimento como pessoa humana e ao exercício consciente da cidadania; e
II – possibilitar ao aluno o desenvolvimento de habilidades que ensejem autorrealização nos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.

ANOS INICIAIS – 1º AO 5º ANO:

MATERIAL DIDÁTICO Livros da coleção da Rede Pitágoras são baseados na teoria psicogenética sócia histórica do conhecimento e na abordagem de conteúdos conceituais e procedimentais.

Os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais são contemplados, assim como a aprendizagem atitudinal.

Os cadernos de exercícios saber e fazer são inteiramente alinhados a coleção Pitágoras. Consistem em atividades que podem ser usadas como para casa ou em outras situações.

Matriz curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa
Ciências
Empreendedorismo e Ética
Informática Educacional
LEM-Língua Inglesa
LEM-Língua Espanhola
Oficina de escrita
Educação física

ATIVIDADES ESPORTIVAS:

• Treinamento na modalidade de handebol
  • Mini jogos da amizade
  • Copa Áurea Nogueira Machado de handebol
  • Esporte em ação

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Período matutino – 7h às 11h30.

Período vespertino – 13h às 17h15

LANCHE  ESCOLA:

Lanche escolar terceirizado e as famílias podem escolher a contratação ou não dos serviços oferecidos.

Laboratório de Informática DSCN7027

DSCN7020    DSCN7014

ANOS FINAIS –  6º AO 9º:

MATERIAL DIDÁTICO:

A coleção dos anos finais do ensino fundamental foi planejada para atender ao desafio da especialização crescente das áreas do conhecimento. Garante a perspectiva das relações de ensino e aprendizagem de cada disciplina com dinamismo, interatividade, diálogo com o ambiente e o meio sociocultural, estímulo à autonomia intelectual para o uso consciente do conhecimento na defesa da vida e do bem estar individual e coletivo.

MATRIZ CURRICULAR:

Língua portuguesa
Ciências
LEM-Língua Inglesa
LEM-Língua Espanhola
Educação física
Oficina de Escrita
Empreendedorismo e Ética

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Período matutino –  7h às 11h30.

ATIVIDADES ESPORTIVAS:

• Treinamento na modalidade de handebol
  • Jogos da amizade
  • Copa Áurea Nogueira Machado de handebol
  • Copa Clarice Lispector de handebol

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

– xerox da certidão de Nascimento;
– 1 Xérox do CPF e SUS do(a) aluno(o)
– Histórico do Ensino Fundamental I original;
–  Histórico do Ensino Fundamental II (a partir do 7º Ano) original;
– 01 foto 3×4;
– xerox dos documentos pessoais dos pais ou responsáveis legais;
– comprovante de residência;
– declaração de inadimplência para os alunos provindos de instituições particulares.

UNIFORME:

É de uso obrigatório e está disponível nos seguintes locais:

Rondônia Bonés – Rua Guaporé, Número 5112, Bairro: Centro

Falcão Magazine – Avenida 25 de Agosto, Número: 4794, Bairro: Centro