XX FEIRA DE CONHECIMENTO DO COLÉGIO CLARICE LISPECTOR  - FECLALI

Na XX Feira do Conhecimento do Colégio Clarice Lispector, realizada em 2024, tivemos como tema "As riquezas regionais: uma contribuição para a identidade nacional". Estamos entusiasmados em compartilhar com vocês os projetos, fotografias e vídeos que capturaram momentos especiais desde os preparativos até as apresentações finais.


Riquezas Naturais - Animais

Um destaque encantador foi a apresentação das turminhas da Creche III, Pré I e Pré II,  que trouxe à vida o tema “Riquezas Naturais – Animais” por meio de uma encenação. As crianças, fantasiadas de diversos animais, representaram a fauna e a flora brasileiras antes da chegada dos portugueses, retratando a rica biodiversidade da fauna pré-colombiana. A apresentação foi ainda mais especial com a música “Festa na Floresta”, que animou e envolveu os pequenos enquanto representavam os bichos.

Nas fotos e vídeos a seguir, vocês poderão ver os pequenos em ação, tanto durante as atividades em sala de aula quanto nas apresentações. A dedicação e o entusiasmo das crianças e dos professores são visíveis em cada momento registrado. Esperamos que apreciem e se encantem com esse maravilhoso trabalho.

1º ano: Contribuição dos povos indígenas para a identidade nacional

O 1º ano do Ensino Fundamental I apresentou a dança Toré, uma expressão cultural e social dos povos indígenas. Através dessa dança e dos cantos, são representados diversos fenômenos culturais e sociais. Durante esses rituais, pássaros, animais e sentimentos são mencionados, retratando vivências em momentos específicos.

O termo Toré, que designa um instrumento de sopro utilizado no canto, provém do tupi. A dança e a música abordam temas variados, como a chegada da chuva, a despedida, a resistência, a colheita e a força da fé. Os movimentos da dança refletem esses fenômenos, em um mundo tribal onde a terra é a base de tudo. Com ritmo, formas circulares e ondulares, homens e mulheres de todas as idades participam, celebrando a união entre o povo, a natureza e o ser superior.

 

2º ano: Contribuição dos povos portugueses para a identidade nacional

O 2º ano do Ensino Fundamental I apresentou a dança Cana Verde, de origem portuguesa. Essa dança é popular em diversos estados do Brasil, onde também é conhecida como Caninha Verde. A influência portuguesa na construção da identidade nacional brasileira é profunda e abrangente, moldando aspectos fundamentais da cultura, culinária, língua, religião e diversas instituições do país.

O português é a língua oficial do Brasil, falada por quase toda a população. No Brasil, a língua portuguesa incorporou influências indígenas e africanas, criando uma variante única do idioma. O catolicismo, trazido pelos portugueses, tornou-se a religião predominante do país, com festas e tradições religiosas católicas desempenhando um papel importante na cultura brasileira.

As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses, assim como diversos folguedos regionais. A dança Cana Verde é um exemplo vivo dessa rica herança cultural.

 

3º ano: Contribuição dos povos africanos para a identidade nacional

Com a música de Martinho da Vila, “Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade”, o 2º ano do Ensino Fundamental II traz a rica cultura africana por meio do samba. De onde surgiu a tão falada cultura brasileira, famosa mundo afora por suas diversas singularidades? Além dos traços físicos e marcas genéticas, é impossível tocar nesse assunto sem mencionar a grande influência africana no jeito de ser e viver no Brasil.

A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África, um período que durou oficialmente três séculos, de 1550 até 1888, e cujas consequências do preconceito racial ainda são sentidas hoje. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em inúmeros aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma.

Com a chegada dos ritmos africanos ao Brasil, onde já existia uma mistura de culturas, encontraram um solo fértil que gerou novos frutos, como o samba, o choro, a bossa nova e o maxixe entre outros. Essas manifestações culturais são exemplos vivos da influência africana e da riqueza da diversidade cultural brasileira.

4º ano: Contribuição dos povos espanhóis para a identidade nacional.

O povo brasileiro tem uma identidade plural, formada pela combinação da história e das manifestações culturais de diversos povos, incluindo os espanhóis. Em busca de uma vida melhor e incentivados pelo governo, os espanhóis chegaram ao Brasil de forma mais expressiva após a abolição da escravatura.

Os imigrantes espanhóis desempenharam um papel crucial na expansão e fortalecimento da economia cafeeira no Brasil, especialmente no estado de São Paulo. Estima-se que pelo menos 700 mil espanhóis imigraram ao Brasil do final do século 19 até meados do século 20, vindos de diversas regiões da Espanha.

Na alimentação, os espanhóis adaptaram alguns de seus pratos típicos e incorporaram ingredientes locais, destacando-se a paella, o azeite, o chouriço, as linguiças, embutidos e os deliciosos churros.

Além das contribuições culinárias, os espanhóis trouxeram ao Brasil elementos arquitetônicos característicos, como arcos, colunas e mosaicos, que podem ser vistos nas fachadas de prédios que ajudaram a construir, principalmente na região sul do Brasil.

Na dança, o fandango, um ritmo comum também no sul do Brasil com influências do flamenco espanhol, tornou-se parte de nossa cultura. Com muito carinho, a turma do 4º ano apresentou uma animada e encantadora dança de fandango espanhol