
XX FEIRA DE CONHECIMENTO DO COLÉGIO CLARICE LISPECTOR FECLALI
Tema: As riquezas
regionais: Uma contribuição para a identidade nacional
Introdução:
O Brasil é conhecido no mundo não só por seu tamanho, mais também por seu
futebol, carnaval, Rio de Janeiro e Floresta Amazônica. Contudo, a riqueza
brasileira vai muito além disso. A História do nosso país é repleta de
incontáveis riquezas que devem fazer o seu povo sentir orgulho de ser
brasileiro.
O triste é saber que dos mais de 219 milhões de habitantes no Brasil, muitos
acabam não conhecendo essas riquezas. Nós defendemos e protegemos aquilo
que temos orgulho. Se o brasileiro deseja ter um país melhor, valorizando o que
é bom e resolvendo o que está ruim, ele precisa primeiro aprender a ter orgulho
do Brasil.
O Brasil
possui um território de 8.514.876 km², isso faz dele o 5º maior país do mundo.
Esse é um motivo de orgulho para o brasileiro.
Dentro do
espaço brasileiro, as belezas naturais atraem turistas de todo o mundo, devido
as praias com águas azuis e grandes extensões de areia que fazem a alegria de
quem tem a oportunidade de visitar o Brasil.
A natureza
brasileira desperta o interesse internacional, pois a sua biodiversidade
encanta com florestas densas, campos, arbustos, água em fartura, animais
grandes, pequenos, coloridos, etc.
Não
esquecendo do brasileiro, fruto da mistura de diferentes raças.
Sem esquecer da
arte indígena brasileira que chama bastante atenção pelo uso dos elementos da
natureza. Cores vibrantes e desenhos feitos com o que encontram nas regiões de
floresta.
Já os Portugueses
influenciaram em duas grandes festas importantes do Brasil, o carnaval e as
festas juninas. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas,
o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência
portuguesa.
A influência
africana no Brasil ocorre através de diversos aspectos hoje comuns à nossa
cultura, tais como: a língua, a culinária, as danças, as músicas, algumas
religiões e demais costumes dos diversos grupos vindos do continente africano.
¹
Os holandeses contribuíram
com empreendimento açucareiro no Brasil. Financiaram a instalação de engenhos e
foram os responsáveis pelo processo de refinamento do açúcar e por sua
comercialização na Europa.
Assim, desde os primeiros
registros, o Brasil já era apresentado como tendo uma grande beleza natural,
cultural e econômica. Precisamos então conhece-la e valoriza-la!
Justificativa:
A proposta do Projeto é pautada na
importância de apresentarmos as principais riquezas regionais para se tornarem
conhecidas e assim valorizadas, pois a idéia de sermos conhecidos apenas como o
país do futebol, samba e carnaval reduz o grande potencial que temos no setor
turístico, extrativista, industrial, agrícola e pecuarista. Esperamos
esclarecer que a economia brasileira é considerada, a nona economia mundial e a
primeira da América Latina, segundo dados do FMI.
Por isso queremos apresentar essas
riquezas e a grande diversidade que ela oferece que é da festa popular ao setor
industrial, do futebol ao ecoturismo, etc.
Mas sem esquecer da nossa maior riqueza
nós, os brasileiros, sempre simpáticos, hospitaleiros e felizes.
Esperamos que nas apresentações dos
projetos, fiquem claros quais são as principais riquezas das regiões, é como
essas riquezas nos levam a uma identidade Nacional.
Competências:
As competências dizem respeito à capacidade de mobilizar
habilidades, atitudes, recursos, valores e conhecimentos para solucionar
problemas e diversas outras demandas da vida cotidiana e, futuramente, do
trabalho. São essas:
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente
construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e
explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem
própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica,
a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou
visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –,
bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para
se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em
diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício
da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade.
Argumentar com base em fatos, dados e informações
confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e
decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com
posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do
planeta.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e
emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e
as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a
cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos
direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e
de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem
preconceitos de qualquer natureza.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
Habilidades:
As habilidades do futuro que devem ser desenvolvidas:
(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e analisar
dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética,
inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.
(EMIFCG02) Posicionar-se com base em critérios científicos,
éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar
conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas,
coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como
liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e
sustentabilidade.
(EMIFCG03) Utilizar informações, conhecimentos e ideias
resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para
problemas diversos.
(EMIFCG04) Reconhecer e analisar diferentes manifestações
criativas, artísticas e culturais, por meio de vivências presenciais e virtuais
que ampliem a visão de mundo, sensibilidade, criticidade e criatividade.
(EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar ideias existentes
e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras,
avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em
prática.
(EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou
soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e
digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores
pretendidos.
(EMIFCG07) Reconhecer e analisar questões sociais, culturais
e ambientais diversas, identificando e incorporando valores importantes para si
e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões conscientes, consequentes,
colaborativas e responsáveis.
(EMIFCG08) Compreender e considerar a situação, a opinião e
o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para
promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o
combate ao preconceito e a valorização da diversidade.
(EMIFCG09) Participar ativamente da proposição,
implementação e avaliação de solução para problemas socioculturais e/ou
ambientais em nível local, regional, nacional e/ou global,
corresponsabilizando-se pela realização de ações e projetos.
Encaminhamento:
Apresentação do Projeto com imagens para a reflexão sobre o
tema;
Pesquisas sobre o tema: AS
RIQUEZAS REGIONAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A IDENTIDADE NACIONAL
Exposição dos conhecimentos sobre o tema;
Escolhas de subtemas em relação: AS RIQUEZAS REGIONAIS,
facilitando assim o aprofundamento teórico de cada divisão;
Confecção, montagem e busca de materiais relacionados aos
subtemas pesquisados;
Conclusão do Projeto em 06/04/2024 com exposição dos
conhecimentos agregados e dos materiais criados e adquiridos;
Em um segundo momento, após a Feira de Conhecimento, as
turmas serão visitadas (direção ou coordenação) para a verificação de relatos
sobre o projeto.
Subtemas:
· Creche
Riquezas Naturais – Animais
· Pré
1 Riquezas Naturais – Água e Ar
· Pré
2 Riquezas Naturais –
Florestas
· 1º
ano Contribuição dos povos indígenas para a
identidade Nacional
· 2º
ano Contribuição dos povos portugueses para a
identidade Nacional
· 3º
ano Contribuição dos povos africanos para a
identidade Nacional
· 4º
ano Contribuição dos povos espanhóis para a
identidade Nacional
· 5º
ano Contribuição dos povos holandeses para a
identidade Nacional
· 6º
ano Principais riquezas da região
Norte
· 7º
ano Principais riquezas da região Nordeste
· 8º
ano Principais riquezas da região
Centro-Oeste
· 9º
ano Principais riquezas da região Sul
· 1º ano EM
Principais riquezas da região Sudeste
· 2º ano EM
Riquezas regionais – Brasil no mundo
· 3º ano EM
Riquezas e identidade de Rondônia com ênfase em Rolim de Moura
Referências bibliográficas
https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/orgulho-de-ser-brasileiro-alem-das-riquezas-naturais
https://www.folhadelondrina.com.br/mundo/brasil-nao-e-so-pais-do-samba-e-do-futebol-535222.html?d=1
https://www.todamateria.com.br/economia-no-brasil/
https://www.bing.com/news/search?q=qual+o+valor+das+riquezas+para+o+brasil
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12906#:~:text=Resumo-,A%20influ%C3%AAncia%20africana%20no%20Brasil%20ocorre%20atrav%C3%A9s%20de%20diversos%20aspectos,grupos%20vindos%20do%20continente%20africano.
https://educacao.imaginie.com.br/bncc-ensino-fundamental/
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1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: Creche III
PROFESSORA: Sônia Cristina Custódio
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: uma contribuição
para a identidade nacional
TÍTULO: Os animais
OBJETIVO: Estudar e vivenciar na prática do cotidiano
escolar a temática sobre os animais que fazem parte do nosso ecosistema, a fim
de proporcionar as crianças de maneira lúdica ainda mais conhecimentos sobre
esses seres vivos presentes no dia a dia do ser humano
2.1- JUSTIFICATIVA:
Sabendo da importância que os animais exercem na
vida das pessoas e do meio ambiente, o tema “Animais” foi escolhido para ser
trabalhado com as crianças de uma forma lúdica para apresentar várias espécies
para a turma, uma vez que as crianças têm demonstrado muita curiosidade e
interesse pelo assunto. Além disso, busca-se através dessa prática pedagógica
conhecer as características, a realidade e o hábitat de algumas espécies de
animais domésticos e selvagens, contribuindo para a construção de novas aprendizagens e
fortalecendo as relações afetivas entre as espécies humanas e os animais.
3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Perceber que as plantas e os animais devem ser cuidados,
porque são importantes para a
manutenção da vida humana
Explorar e manusear diferentes tipos de materiais,
observando as características de cada um deles.
Participar de conversação espontânea, respeitando a vez de
falar e escutar de cada um.
Dialogar sobre diferentes assuntos em rodas, conversas e
brincadeiras.
Expressar-se oralmente em diferentes situações de interação
na sala de aula.
Vivenciar diferentes movimentos corporais, considerando suas
possibilidades corporais e
4- DISCIPLINAS:
O eu, o outro e os nós
Corpo gesto e movimento
Traços sons cores e formas
Escuta fala e pensamento imaginação
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
5- METODOLOGIA:
Apresentar o tema da feira de conhecimento, em roda de
conversa, realizar uma sondagem com os alunos sobre o que eles já sabem sobre
os animais.
Leitura de histórias;
Dobraduras;
Desenho;
Música;
Filmes;
Recorte e colagem;
Construir animais de materiais recicláveis;
Mural sobre os animais, expondo diversidade e
características que os diferenciam.
Jogos e brincadeiras dirigidas;
6- CRONOGRAMA:
· Apresentação
do Tema: 10/02/2024
· Apresentação
do projeto: 09/03/2024
· Apresentação
e exposição:06/04/2024
7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
· Notebook
· Cartolina
· Atividades
impressa
· Aparelho de
som
· Kraft,
color set
· Tinta
· livros de
histórias.
· Massinha de
modelar
· Papel
crepom
· lápis de
cor
· Retalhos
· Materiais
recicláveis
8- PRODUTO FINAL:
Apresentação de teatro e dança para a comunidade.
9- AVALIAÇÃO:
A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o
que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros e trabalhos
desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos. Atenção
durante as atividades desenvolvidas.
A participação dos alunos nas atividades propostas e
colaboração com o desempenho das mesmas.
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.soescola.com/2017/07/projeto-animais.html#google_vignette
https://educacrianca.com.br/animais-da-fazenda-projeto-pedagogico-sobre-os-animais-domesticos/
https://www.escolaimaculada.com/noticias-ver/projeto-fazendinha-do-maternal/106
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: Pré I
PROFESSORA: Jéssica Da Silva Bachega
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição
para a identidade nacional
TÍTULO: Água E Ar
2.1- JUSTIFICATIVA:
Esse projeto nos convida a reconhecer as nossas riquezas que
estruturam o mundo em que vivemos, o tema água e ar selecionado nos direciona o
olhar para as nossas águas, Mares e rios que permitem a sobrevivência dos seres
humanos e animais, o ar nos permite o oxigênio do nosso corpo e climas
agradáveis quando está em movimento.
3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Coordenação motora, equilíbrio, ritmo, ampliação da
sociabilidade com os espaços da escola,
4- DISCIPLINA: Interdisciplinar
5- METODOLOGIA:
Roda de conversa sobre o tema…
6- CRONOGRAMA:
· Apresentação
do Tema: 10 de fevereiro
· Apresentação
do projeto: 09 de março
· Apresentação
e exposição: 06 de abril
7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
TNT azul para simbolizar a água, 5 pompons na cor azul e 5
brancos, 5 faixas de nuvens faixas para colocar na cabeça) 1 caranguejo
laranja, 1 peixe verde, 1 peixe amarelo, 1 peixe
8- PRODUTO FINAL: Apresentação da temática para
a comunidade local
Os alunos entrarão no momento em que começar a tocar o som
de água;
5 alunos com pompom (semelhante ao de líder de torcida)
branco simbolizarão o ar com a faixa de nuvem na cabeça: no momento da entrada
eles movimentarão o pompom.
alunos: Luiza, Benício, Flora, João Lucas, Lívia
5 alunos com pompom (semelhante ao de líder de torcida) azul
simbolizarão a água: no momento da entrada eles também movimentarão o pompom
alunos: Tahuan, Enzo fabris, Liz, Lucas Welber
5 alunos entrarão segurando um TNT azul movimentando
suavemente simbolizando o mar
alunos: maria Julia, Victor, José, Miguel, Enzo Gabriel.
Peixe vermelho: Rafaela
Peixe verde: Lucas Scott
Peixe amarelo: Julia
Caranguejo laranja: Bernardo
quando tocar a música festa na floresta, os alunos deverão
se movimentar conforme a coreografia que será definida, gesticulando os braços
e mão e corpo.
9- AVALIAÇÃO:
A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o
que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros e trabalhos
desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos.
A participação dos alunos nas atividades propostas (assim
como também na participação dos ensaios) e colaboração com o desempenho das
mesmas.
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: Pré II
PROFESSORA: Danique Wolfgramm Sabino
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição
para a identidade nacional
TÍTULO: Florestas
2.1- JUSTIFICATIVA:
Ampliar o conhecimento, explorando cores, manipulando
diversos materiais em especial as flores, plantas, árvores e arbustos pois
através delas é possível perceber novas cores e formas buscando despertar a
curiosidade em estar em contato com a natureza. Além disso ensina a noção do
ciclo de vida e de como cuidar dos seres vivos e os benefícios para a saúde
física, pois o contato com a natureza oferece diversos estímulos que
permitem às crianças explorarem e conhecerem o mundo ao seu redor, utilizando
diversas habilidades importantes, como a criatividade, a curiosidade, a
atenção, a percepção, o pensamento, entre outras funções cognitivas.
3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Consiste em compartilhar, com outras crianças, situações de
cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
4- DISCIPLINA:
Interdisciplinar
5- METODOLOGIA:
Roda de conversa, desenho dirigido, apresentação para a
turma, histórias e ilustrações.
6- CRONOGRAMA:
– Apresentação do Tema: 10/02/2024
– Apresentação do projeto: 09/03/2024
– Apresentação e exposição: 06/04/2024
7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
– Notebook
– Cartolina
– Atividades impressa
– Aparelho de som
– Kraft, color set
– Tinta
– Livros de histórias.
– Massinha de modelar
– Papel crepom
– Lápis de cor
8- PRODUTO FINAL:
A turma fará a sua apresentação, através da encenação da
flora com a caracterização de árvores e flores integrando o cenário das
riquezas naturais.
9- AVALIAÇÃO:
– A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre
o que foi proposto e que foi realizado.
– Através de registros e trabalhos desenvolvidos com as
crianças avaliando o alcance dos objetivos.
– Atenção durante as atividades desenvolvidas.
– A participação dos alunos nas atividades propostas e
colaboração com o desempenho das mesmas.
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.youtube.com/watch?v=2ZB6dQ-Fjho
https://www.youtube.com/watch?v=1yza3Nr3xF8
https://smenf.files.wordpress.com/2020/07/c39altima-c381rvore-do-mundo.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=dKQ68BtjaB4
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 1º Ano Do Ensino Fundamental
PROFESSORA: Mireide Soares De Almeida
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição
para a identidade nacional
TÍTULO: A contribuição dos povos índigenas para
a identidade nacional.
2.1- JUSTIFICATIVA:
O projeto FECLALI deste ano tem como temática as riquezas
regionais: uma contribuição para a identidade nacional. Os alunos do 1º ano do
ensino fundamental trabalharam o subtema: a contribuição dos povos
indígenas para a identidade nacional. Por meio de pesquisas introduzimos
o tema com um documentário bem descontraído que fala sobre a importância dos
índios para o nosso país e qual foi a sua contribuição. A influência dos
indígenas na formação da identidade brasileira é notável em diversos aspectos,
pois a cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, e
os povos indígenas foram grandes influenciadores da formação da identidade
cultural brasileira e destacamos os seguintes aspectos:
1. Alimentação: A
culinária brasileira é fortemente influenciada pela cultura indígena, com
ingredientes como mandioca, milho, peixes e frutas nativas.
2. Medicina natural:
A medicina tradicional indígena também exerceu grande influência nos hábitos
brasileiros, com o uso de ervas medicinais.
3. Artesanato: Os
indígenas deixaram um rico legado de artesanato no Brasil, com técnicas como a
cerâmica e a cestaria.
4. Tradições e
práticas religiosas: Muitos elementos das crenças e rituais indígenas ainda
estão presentes na cultura brasileira.
Os povos indígenas, apesar de terem pertencido a vários
grupos diferentes com pontuais diferenças de comportamento e cultura, tinham
elementos comuns que consolidavam uma cultura indígena como um todo. Eles
tinham religião, hábitos, costumes e comportamentos similares, a divisão do
trabalho também era parecida entre todos os povos, e o modo de vida deles era
baseado na caça, na pesca e na coleta, acrescida da agricultura de algumas
plantas, como a mandioca.” “A alimentação indígena costumava ser
baseada no consumo de frutas, legumes, verduras, raízes, caules, peixes e
carnes de caça, frutos como o caju e o açaí eram comuns na alimentação de povos
de algumas localidades, como o Norte e o Nordeste brasileiro. Os índios do
Norte também consumiam muito o guaraná como fonte de energia para as atividades
diárias e para a guerra. A mandioca era a principal fonte de carboidrato deles,
por isso era amplamente cultivada. A tapioca e a farinha de mandioca eram
maneiras de estocar a mandioca para a utilização posterior.
Apresentamos em sala de aula umas das comidas que
fazem parte da história e cultura indígena, consumida até os dias atuais
por todo o Brasil, que é a mandioca, essa raiz tem variedades de pratos e
formas de consumir. Para a compreensão ser melhor faremos com a participação
dos alunos e alunas a tapioca, um dos pratos típicos do Brasil que tem gerado
muita renda para várias pessoas que fabricam para venda.
3 – COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES:
· EF02HI02:
Esta habilidade prevê a identificação e descrição dos papéis sociais que os
indivíduos exercem em diferentes comunidades;
· EI03EO06:
Promover atividades que levem os alunos a manifestar interesse e respeito pelos
diversos tipos de culturas e modos de vida.
4- DISCIPLINA: História E Arte
5- METODOLOGIA:
A partir da apresentação do tema os alunos foram
direcionados a assistir e ouvir as pesquisas filmes e reportagens em sala de
aula, depois de visto, faremos uma roda de conversa para discutir sobre o
assunto e as confecções dos materiais.
5- CRONOGRAMA:
* Apresentação do Tema: 10/02/2024
* Apresentação do projeto: 09/03/2024
* Apresentação e exposição: 06/04/2024
6- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Música
Vídeos
Fabricação da tapioca
Adornos para apresentação
7- PRODUTO FINAL:
Apresentação dos trabalhos realizados em sala, para
comunidade.
8- AVALIAÇÃO:
Ao longo do processo de organização do evento a avaliação
dar-se-á através de pesquisas e debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI
ponto crucial da mesma. Serão avaliados: Conteúdo apresentado, conhecimento,
criatividade, organização e desenvoltura durante a apresentação.
9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Veja
mais sobre “Cultura indígena” em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-indigena.htm
- https://youtu.be/NbMs18plPBc
___________________________________________________________________________________________
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 2º ano A
PROFESSORA: Elenilda Batista de Oliveira
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição
para a identidade nacional
TÍTULO: Contribuição dos povos portugueses para
a identidade nacional
2.1- JUSTIFICATIVA:
Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os
europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura
brasileira, principalmente os de origem portuguesa. A formação do Brasil
se deu através do contato com diferentes culturas. Muitos dos nossos hábitos e
costumes foram construídos a partir do contato com essas culturas,
especialmente a portuguesa. Portugal foi o país europeu que mais exerceu
influência nas tradições, costumes e simbolismos do Brasil. A mais óbvia dessa
herança para a cultura brasileira é, claro, a língua portuguesa. Além da língua
portuguesa temos várias outras culturas inseridas no nosso meio, por exemplo, o
carnaval e as festas juninas, que são umas das festas mais importantes do
Brasil, que também foram introduzidas pelos portugueses. E nada mais importante
para aprofundar os conhecimentos dos nossos alunos sobre essa grande influência
para a nossa identidade nacional.
3 – COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES:
– Identificar os processos de formação das
culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
– Analisar diferentes fluxos populacionais e suas
contribuições para a formação da sociedade brasileira.
– Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de
contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.
4- DISCIPLINA:
Interdisciplinar
5- METODOLOGIA:
Apresentar o tema da feira de conhecimento para
a turma, em roda de conversa. Utilizar slide com imagens e vídeos explicando
diversos momentos que aconteceram a chegada dos portugueses. Apresentar também
imagem de alguns personagens folclóricos que são de origem portuguesa, como a
cuca, o bicho-papão e o lobisomem. Outra grande herança portuguesa para a
cultura brasileira são as cantigas de roda, que eram bastante comuns em
Portugal na época do descobrimento. Músicas clássicas como Escravos de Jó, Sapo
Cururu e Roda Pião, além das populares Atirei o Pau no Gato e
Ciranda-Cirandinha. Então aproveitar esse momento e levar as crianças no campo
para reproduzir essas cantigas de rodas. Não esquecer também da importância de
muitas espécies novas de plantas introduzidas pelos portugueses, atualmente
muito identificadas como a jaca e a manga. Falar também da grande influência da
arte portuguesa, a literatura, pintura, escultura, música, arquitetura e artes
decorativas no Brasil. Temos também os jogos mais populares: botão,
amarelinha, bolinha de gude, jogo dos saquinhos, pião e outros. Além desses,
ainda temos algumas músicas, danças e a culinária que foram trazidos pelos
portugueses.
6- CRONOGRAMA:
· Apresentação
do Tema: 10/02/2024
· Apresentação
do projeto: 09/03/2024
· Apresentação
e exposição:06/04/2024
7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
papelão, Datashow,
8- PRODUTO FINAL:
Os alunos farão a entrada na quadra atrás das cortinas com
enorme barco de papelão e um dos alunos grita “TERRA A VISTA?” e depois os
demais sairão atrás como se estivessem saindo de dentro do barco. Em seguida
farão a apresentação da música Caninha verde.
9- AVALIAÇÃO:
A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o
que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros e trabalhos
desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos. Atenção
durante as atividades desenvolvidas. A participação dos alunos nas atividades
propostas e colaboração com o desempenho das mesmas.
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
___________________________________________________________________________________________
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 3° Ano
PROFESSORA: Cintia Vieira
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição
para a identidade nacional
TÍTULO: Contribuição dos povos africanos, para
identidade nacional.
2.1- JUSTIFICATIVA:
O regionalismo e a identidade cultural desempenham
papéis importantes na formação da identidade nacional brasileira.
O Brasil foi palco de uma das maiores diásporas africanas da
história. Milhões de africanos foram trazidos como escravos para o país durante
o período colonial e pós-colonial, contribuindo com uma diversidade
impressionante de culturas, línguas e tradições. As culturas
afro-brasileiras têm suas raízes nessas experiências, refletindo a
resiliência e a criatividade dos africanos e seus descendentes.
Por onde no passado passaram nossos antepassados,
acorrentados e humilhados, passamos hoje nós, de cabeça em pé, com nosso
colorido e ainda os mesmos penteados (Simone Coutinho )”
3 – COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES:
– Compreender as linguagens artísticas em suas
dimensões estética, história e social;
– Identificar, respeitar e valorizar o patrimônio
histórico, artístico e cultural, percebendo-o como uma
produção social e humana;
– Estimular a atenção, concentração, criatividade e
espontaneidade;
– Experimentar a improvisação em dança, considerando as
mudanças de velocidade, de tempo, de ritmo e o desenho do corpo no espaço;
– Improvisar na dança, inventando, registrando e repetindo
sequências de movimentos criados;
– Estimular o desenvolvimento da consciência corporal.
4- DISCIPLINA: História e artes
5- METODOLOGIA:
Apresentar o tema para a turma em roda de conversa,
trabalhar os costumes, comidas típicas, artesanato, danças e modo de se vestir
dos povos africanos.
6- CRONOGRAMA:
– Apresentação do Tema: 10/02/2024
– Apresentação do projeto: 09/03/2024
– Apresentação e exposição: Apresentação será feita na
quadra, e exposição no pátio- dia 06/04/2024.
7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Papel
8- PRODUTO FINAL:
Os alunos entraram na quadra com vestimenta branca, em fila
e acorrentados ao som de estalos de chicote, em seguida as luzes se
apagam, e começa a música, as luzes se acendem, as correntes se quebram e da
início a apresentação.
9- AVALIAÇÃO:
A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o
que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros e trabalhos
desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos.
A participação dos alunos nas atividades propostas e
colaboração com o desempenho das mesmas.
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://rabiscodahistoria.com/regionalismo-e-identidade-cultural-um-panorama-da-historia-brasileira/
https://rabiscodahistoria.com/a-construcao-da-identidade-nacional-desafios-e-reflexoes/
https://www.bing.com/search?FORM=N186DF&q=cultura+negra+e+identidade+brasileira&PC=N186
https://www.mundocultura.com.br/influencia-negra-africana-na-cultura-brasileira/
___________________________________________________________________________________________
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 4º Ano
PROFESSORA: Maria de Fatima Ferreira Fraga
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA.
TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição
para a identidade nacional
TÍTULO: Contribuição dos povos espanhóis para
identidade nacional.
2.1- JUSTIFICATIVA:
Conhecer a vida, desenvolvimento e costumes dos povos
espanhóis e aprender como os povos espanhóis contribuíram para identidade
nacional e como esses costumes passaram a fazer parte de vida e costumes de
outras regiões. A imigração espanhola para o Brasil ocorreu em
distintos momentos da história nacional. Durante o período colonial, a
inexistência ou constantes disputas de fronteiras entre as duas colônias
fizeram com que pessoas de origem espanhola habitassem regiões que hoje fazem parte
do território nacional. As primeiras gerações de imigrantes espanhóis
empenhavam-se na conservação dos elementos culturais do seu país de origem,
como a culinária, a religião e a língua materna. Os costumes dos espanhóis eram
transmitidos para as gerações seguintes, mas também passaram por
transformações, principalmente devido às mudanças na posição social dos
imigrantes. No que se refere ao uso da língua espanhola, por exemplo, ela
gradualmente desaparece com outras gerações. Outro elemento da cultura de
Espanha, que se conservou no Brasil, é a típica dança Fandango.
O Fandango é o conjunto de várias danças de
natureza popular, conhecidas como ‘marcas’. é um gênero de música popular
espanhola. Embora já tenha sido executado nas celebrações sediadas em palácios,
hoje ele está integrado ao folclore brasileiro, principalmente o do sul do
país, e seus movimentos e gestos causam profundo impacto nos que testemunham
esta coreografia.
Estas danças desembarcaram nas praias paranaenses pelas mãos
dos portugueses açorianos, que detinham forte inspiração da cultura espanhola.
O fandango passou então a integrar as comemorações do Intrudo, o ancestral do
Carnaval. Durante 4 dias os dançarinos, chamados de ‘folgadores’ e
‘folgadeiras’, praticavam os mais diversos bailados
Com o passar do tempo, o Fandango executado no Paraná foi
assimilado pelo caboclo do litoral, assumindo assim seu caráter folclórico, e
desta forma é preservado até hoje. Suas danças podem ser bailadas ou
sapateadas, invariavelmente; apenas se modificam as músicas e as palavras.
Aliás, estas coreografias não prescindem jamais da poesia cantada e da viola,
sua ferramenta essencial. Além do uso de duas violas, é fundamental também a
presença do acordeão, da rabeca e do pandeiro rural, conhecido como adufo ou maxixe.
Atualmente o Fandango se estende do extremo sul a São Paulo. No litoral
paulista o Fandango inclui coreografias que englobam ou não o sapateado.
Os espanhóis trouxeram na bagagem seus costumes, idioma
e hábitos alimentares, os espanhóis adaptaram alguns
de seus pratos típicos e incorporaram ingredientes que encontravam no
Brasil, já que alguns ingredientes originais de suas receitas eram pouco comuns
e, quando encontrados, muito caros. Ainda assim, os espanhóis mantiveram
alguns pratos e ingredientes de sua gastronomia aqui no Brasil, como a paella,
o azeite, o chouriço (uma espécie de salame feito com
carne, gordura de porco e temperos, como páprica), as linguiças,
embutidos e os deliciosos churros. Na Espanha é comum comer
churros não recheados junto a uma xícara de café, café com leite ou chocolate
quente bem cremoso.
3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Ler e compreender a história dos espanhóis
Conhecer costumes e tradições desse povo.
Pesquisar a contribuição do povo espanhol para identidade
nacional.
Estimular o conhecimento sobre migração espanhola.
Compreender a importância dos imigrantes espanhóis para
cultura nacional.
Identificar os traços migratórios que fazem parte da
sociedade em geral.
4- DISCIPLINA: Interdisciplinar
História: ler texto sobre história dos espanhóis.
Pesquisar quais eram seus costumes e modo de vida.
Ciências: pesquisar as culinárias espanholas e quais estão
presentes na culinária brasileira.
Geografia: conhecer no mapa território e população dos povos
espanhóis.
Português: escrever textos sobre a influência dos espanhóis
e conhecer a sua língua.
Arte: produzir leque de papel que será usado na dança
da música espanhola.
Matemática: realizar pesquisa populacional e realizar
gráficos para saber se população espanhola cresceu com passar do tempo.
5- METODOLOGIA:
Realizar roda de conversa com a turma para falarmos sobre os
espanhóis a contribuição desses povos para identidade brasileira, realizar
pesquisas em grupos e apresentar as pesquisas em sala, fazer registro para
montar mural desse trabalho, conhecer os costumes, artesanato, receita, roupas
e dança. Apresentar cada pesquisa e realizar as atividades propostas do dia.
Confeccionar os objetos que fazem parte da música fandango que será apesentada
pela turma. Como a viola, adufe e rabeca, instrumentos fundamentais nesse
ritmo. Realizar ensaios diários das musica fandango que será apresentação no
final do projeto.
6- CRONOGRAMA:
– Fevereiro: 10 /02/2024 – escolha do tema.
– Março: 09/02/2024 apresentação do tema.
Apresentação do sub tema para turma do 4º ano, pesquisa realizadas pelos alunos
sobre o tema.
– Abril: 06/04/2024 Apresentação e
exposição dos projetos FECLALI: Apresentação e exposição:
7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Computador, data show, livros, papel craft, tinta guache,
tesoura, caixa de som, color set, palito de picolé, cola bastão.
8- PRODUTO FINAL:
A apresentação será realizada na quadra na data prevista
acima. Com música fandango espanhóis. Os alunos realizarão dança para toda
comunidade escolar.
9- AVALIAÇÃO:
A avaliação terá base nas pesquisas e comentários nas
atividades e descobertas dos alunos durante cada pesquisa. Também será
observado as interações e socialização dos conhecimentos e envolvimento do
grupo nas confecções dos materiais para apresentação. A colaboração e empenho
para apresentação do produto final.
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-imigracao-espanhola-no-brasil.htm
https://www.todamateria.com.br/flamenco/
https://www.mundodadanca.com.br/2010/10/danca-flamenca-sua-historia.html
https://web.archive.org/web/20100330041204/http://www.rosanevolpatto.trd.br:80/fandango.html
https://www.infoescola.com/danca/fandango/
https://blog.meudna.com/espanhois-brasil/
https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/fandango
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1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 5º Ano
PROFESSORA: Daiany
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição
para a identidade nacional
TÍTULO: Contribuição dos povos holandeses para a
identidade nacional.
2.1- JUSTIFICATIVA:
O que dá identidade para cada sociedade? É um conjunto de
elementos que inclui linguagem, normas, saberes, história, características, ou
seja, tudo o que engloba a forma de se viver de um povo, seja de forma material
ou imaterial. É importante que os alunos realizem pesquisas e desempenham
trabalhos e atividades relacionadas as culturas de outros países, para que
ampliem seus conhecimentos culturais.
3 – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Obter
conhecimento sobre a cultura holandesa;
Experimentar e fruir a dança do contexto Holandês (rodas
cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as
diferenças individuais e de desempenho corporal.
4- DISCIPLINA: Interdisciplinar
5- METODOLOGIA: Apresentar o tema da feira do
conhecimento para a turma, em roda de conversa. A turma será agrupada em 6
grupos, cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre o título: Contribuição dos
povos holandeses para a identidade nacional, relacionadas a: cultura, danças,
comidas típicas, artesanatos, vestimentas e a influência dos holandeses no
Brasil. Será realizada uma apresentação dos tópicos que foram pesquisados
em casa em uma roda de conversa. Cada grupo fará a apresentação, utilizando
data show, cartazes, imagens e comidas típicas para serem degustadas.
Faremos os ensaios para a apresentação de uma dança típica
holandesa.
Durante esse processo tudo será registrado através de fotos
para serem expostas no mural da linha do tempo no dia da feira.
6- CRONOGRAMA:
– Apresentação do Tema: Um vídeo sobre os Holandeses no
Brasil: link https://youtu.be/6Xaa_B8az1c
– Encaminhamento para pesquisa em casa: danças, comidas,
vestimentas, cultura, artesanatos e a influência dos holandeses no Brasil.
– Ensaiar a quadrilha típica holandesa.
– Apresentação dos tópicos que foram pesquisados em casa em
uma roda de conversa.
– Ensaiar a quadrilha típica holandesa.
7- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Data show
Quadra da escola
Cartazes
Imagens
Notebook
Caixa de som
8- PRODUTO FINAL:
As fotos retratadas durante as apresentações e os ensaios
serão expostas em um mural da linha do tempo.
A apresentação da dança terá duas crianças que estarão à
frente carregando cana-de-açúcar, todas com vestimentas típicas holandesas.
Faremos uma dança: quadrilha holandesa.
9- AVALIAÇÃO:
A avaliação terá base nos comentários e descobertas sobre o
que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros e trabalhos
desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos. Atenção
durante as atividades desenvolvidas, a participação dos alunos nas atividades
propostas e a colaboração com o desempenho das mesmas.
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.uol.com.br/nossa/cozinha/receitas/2014/06/13/croquete-holandes.htm
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 6º Ano
PROFESSORES: Jotalmira e Ricardo
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As Riquezas Regionais: Uma Contribuição
Para a Identidade Nacional
TÍTULO: Principais Riquezas da Região Norte
2.1- JUSTIFICATIVA: O projeto FECLALI deste ano
tem como temática As Riquezas Regionais: Uma
Contribuição para a Identidade Nacional e se torna um tema oportuno, pois o
crescente avanço da economia da
região Norte, se tornou com o maior crescimento do PIB, uma das regiões mais
promissoras para a realização de
investimentos.
Extração de minerais, extração vegetal e extração animal fazem parte desta
indústria, que teve um
modesta expansão na região. Além disso, a Agropecuária, que envolve a produção
de animais e a agricultura, é um
setor que apresentou grande crescimento.
O turismo também tem dado bons resultados na economia da região norte, uma
riqueza bastante valorizada.
As atividades ligadas ao ecoturismo são as que mais crescem com o passar dos
anos, em razão das grandes áreas de floresta espalhadas pela região, outro
orgulho regional. Os turistas geralmente vão a região para apreciar a
biodiversidade e algumas festas folclóricas como Círio de Nazaré, em Belém do
Pará e o Festival Folclórico de
Parintins, no Amazonas, que é uma festa que dura três dias e conta histórias,
hábitos e ritos dos nativos, além de moradores locais encenados no Bumbódromo.
A população da Região Norte outra riqueza, é bem diversificada, conta com
indígenas, cearenses, gaúchos,
africanos e imigrantes. Dessa forma, a cultura dessa região também é assim bem
diversificada.
Portanto, acreditamos que ao falarmos das riquezas da região norte estaremos
falando de cidadania,
determinação, diversidade, preservação e valorização de uma população que já
estava aqui e as que vieram em
busca de oportunidades e dias melhores, mas sem perder sua origem. A finalidade
então do projeto é garantir a
divulgação desse conhecimento, ou seja, das principais riquezas da região
Norte, assegurando sua beleza, riqueza
e importância para nós nortistas e para o Brasil!
3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
· Estimular o
conhecimento e divulgação das diversas riquezas da região norte;
· Desenvolver nos alunos
a habilidade visual, a capacidade de observar e analisar as imagens;
· Identificar as
principais riquezas econômica, cultural e social da região;
· Desenvolver o
pensamento crítico e entender como a economia e a cultura está inserida na
sociedade em
que foi criada;
· Desenvolver o
conhecimento dos estudantes para melhor entender as riquezas de sua região e
assim valorizá-la;
· Desenvolver a
habilidade de comunicação, pois falar em riquezas, economia e identidade ajudar
os
estudantes a desenvolver a capacidade de expressar ideias e emoções por meio de
imagens e símbolos.
3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA:
● Encorajar os alunos a pesquisar os temas propostos e
desenvolver uma conexão pessoal com o assunto e a se sentir mais envolvidos no
processo de aprendizagem;
● Incentivar a curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas sobre as
riquezas e economia que
estão estudando e a buscar respostas por conta própria;
● Desenvolver a habilidade de pesquisa para que os estudantes se sintam mais
autônomos em relação à sua própria aprendizagem;
● Proporcionar diferentes recursos para os alunos pesquisarem;
● Oferecer suporte individual, orientando os alunos individualmente, com
feedback e sugestões para ajudá-los a desenvolver uma sensação de autonomia em
relação ao próprio aprendizado;
● Valorizar as diferenças, incentivar a discussão sobre os diversos itens da
economia e como estes interferem
no ambiente e no comportamento social da região.
3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
✓ Leitura e discussão;
✓ Escrita criativa;
✓ Debate e apresentações em sala de aula;
✓ Análise de textos construídos pelos alunos;
✓ Apresentação das pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a
apresentação.
4- CONTEÚDO:
✓ Conceito de Economia: conjunto de atividades desenvolvidas pelos
homens visando a produção, distribuição
e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de
vida.
✓ Extrativismo Vegetal da Região Norte: O extrativismo vegetal consiste em
recolher frutos, madeira e raízes
da natureza.
✓ Extrativismo Mineral da Região Norte: O extrativismo mineral é a
atividade econômica que extrai minérios do
solo, dos rios e dos mares.
✓ Indústrias da Região Norte: Zona Franca de Manaus, esse centro
industrial atraiu empresas incentivadas
por uma série de benefícios de ordem tributária, além de isenção de taxa de
importação para componentes.
✓ Agricultura da Região Norte: A agricultura na região
se destaca historicamente pela diversidade de produtos
que cultiva. Alguns essenciais para o consumo brasileiro: a mandioca, o feijão,
a castanha-do-brasil e frutas
tropicais, como maracujá, cupuaçu e guaraná.
✓ Pecuária da região Norte: A pecuária também vem apresentando
crescimento, com cada vez mais áreas
reservadas à pastagem. As principais criações são de bovinos e de bubalinos,
sendo que, atualmente, os
estados do Norte comportam grande parte do rebanho do Brasil.
✓ Turismo da Região Norte: Fortemente associada a manifestações culturais
como festival de Parintins e Círio
de Nazaré, também conta com as mais famosas paisagens, passeios e alternativas
para todos os tipos de
visitantes. O principal interesse na região está no ecoturismo, por abrigar a
maior parte da floresta tropical do
planeta.
✓ Culinária da região Norte: A culinária da região Norte é rica em
ingredientes típicos e preparos feitos com
elementos encontrados na Amazônia brasileira, o que inclui tubérculos, como a
mandioca; peixes de água
doce; ervas, como jambu e coentro; e diferentes tipos de plantas e frutos, como
açaí e buriti.
✓ Pontos turísticos da Região Norte: Marco Zero do Macapá, Parque do
Jalapão, Encontro das Águas, Teatro
Amazonas, Mercado Ver-o-Peso, Rio Madeira e Ilha do Bananal.
✓ População da Região Norte: O povo do Norte é descendente de índios,
portugueses, além dos migrantes
oriundos de outras regiões brasileiras, como do Sudeste e do Sul.
5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: Ciências e Líder em Mim
6- METODOLOGIA: A partir da apresentação do tema
os alunos assistiram um vídeo sobre o assunto e depois
foram direcionados a fazer pesquisas, em seguida divididos em grupos cada um
com seus conteúdos para
preparação e apresentação.
7- CRONOGRAMA: Apresentação do Tema: 10/02/2024
Entrega das pesquisas: 23/02/2024
Apresentação do projeto: 09/03/2024
Verificação do conhecimento: Durante o processo de construção da pesquisa
referente a feira.
Apresentação: 06/04/2024
8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Murais
Note book
Maquetes
Manequim
Imagens
Áudio
Textos
Mapas
Objetos reais
9- PRODUTO FINAL: Apresentação das pesquisas e
atividades realizadas para a comunidade escolar
10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de
organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e
debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto crucial da mesma. Serão
avaliados: Conteúdo
apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.
11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
www.mdsgroup.com.br/pt/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-economia-da-regiao-norte/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/economia-da-regiao-norte
/
https://rotasdeviagem.com.br/festas-tipicas-da-regiao-norte-do-brasil/
https://www.tecnologiaetreinamento.com.br/educacao/diversidade-cultural-brasileira-regiao-norte
/
https://brasilescola.uol.com.br/brasil /
https://revistaazul.voeazul.com.br/destinos/pontos-turisticos-da-regiao-norte/
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-populacao-regiao-norte.
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1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 7º Ano
PROFESSOR(A): Lillian Telma Natizel Siring
Timm e Ana Claudia Prado
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição
para a identidade nacional.
TÍTULO: Principais riquezas da região Nordeste.
2.1- JUSTIFICATIVA: O projeto FECLALI deste ano
tem como temática as riquezas regionais: Uma contribuição para a identidade
nacional., e o título do 7º ano será principais riquezas da região Nordeste.
Para muita gente o Nordeste é uma coleção de paisagens
deslumbrantes: praias, cachoeiras, lajedos, montanhas… Sim, a Natureza
impressiona em toda parte, porque também existe a beleza menos óbvia do Sertão,
da caatinga, da terra árida. Um lugar onde na beleza existe um pouco de
emboscada, fingindo que foi embora mas surgindo de repente quando menos se
espera. Ser nordestino, porém, significa habitar uma região maior que a
paisagem.
Ser nordestino é ter a consciência de um passado de riqueza
— a riqueza da cana-de-açúcar, a riqueza do algodão, do cacau — e um passado de
contrastes sociais violentos. Um passado de um poder que não volta, mas que
deixou alicerces de autoestima, do espírito independente de quem já se sentiu
dono de seu próprio destino.
A aridez e a exuberância da Natureza se alternam do mesmo
modo que em sua vida se alternam a catástrofe e a festa. Ele convive com ambas,
aprende com ambas, cresce e se fortalece com ambas.
A cultura nordestina é bastante diversificada, uma vez que
foi influenciada por indígenas, africanos e europeus.
Os costumes e tradições muitas vezes variam de estado para
estado.
A riqueza cultural da região nordeste é visível para além de
suas manifestações folclóricas e populares.
A cultura nordestina tem características peculiares que é
representada de diversas formas: artesanato, culinária, música, dança, ritmo,
literatura, teatro, entre outras.
E é dentro desta gama de diversidade que exploraremos as
riquezas da região nordestina, trazendo ao público todas as informações
necessárias para o pleno conhecimento regional, desde história, economia,
cultura e lazer.
3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
· Desenvolver nos alunos
a habilidade visual, a capacidade de observar e analisar as imagens;
· Conhecer um pouco da
realidade agrícola e industrial da região nordeste.
· Assimilar as
estruturas, temas e autores da literatura de cordel.
· Reconhecer a
importância para o país das festas e aspectos culturais da região nordeste.
· Identificar no mapa as
cidades e estados nordestinos.
· Pesquisar com
eficiência buscando o maior conhecimento de cada assunto.
· Selecionar os fatos que
precisam ser apresentados na feira.
3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA:
· Encorajar os alunos a
pesquisar os temas propostos e desenvolver uma conexão pessoal com o assunto e
a se sentir mais envolvidos no processo de aprendizagem;
· Incentivar a
curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas sobre o assunto que
estão estudando e a buscar respostas por conta própria;
· Desenvolver a
habilidade de pesquisa para que os estudantes se sintam mais autônomos em
relação à sua própria aprendizagem;
· Proporcionar diferentes
recursos para os alunos pesquisarem;
· Oferecer suporte
individual, orientando os alunos individualmente, com feedback e sugestões para
ajudá-los a desenvolver uma sensação de autonomia em relação ao próprio
aprendizado;
· Promover a
criatividade, encorajando os alunos a explorar diferentes formas de expressão
artística, como desenho, pintura, fotografia e vídeo, para complementar suas
pesquisas, isso pode ajudá-los a desenvolver sua própria identidade artística e
a se sentir mais confiantes em sua capacidade de criar e se expressar;
· Valorizar as
diferenças, incentivar a discussão sobre a diversidade e a pluralidade de
culturas, ajudando o estudante a desenvolver uma compreensão mais ampla do
mundo e a construir uma identidade mais sólida e autônoma a partir da
valorização das diferenças.
· Apresentação das
pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.
3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA:
· Leitura e discussão;
· Escrita criativa;
· Feedback construtivo
sobre a escrita dos alunos;
· Debate e apresentações
em sala de aula;
· Análise de textos
construídos pelos alunos;
· Festa junina e
vaquejada.
4- CONTEÚDO:
· Economia primária
· Economia secundária
· Economia terciária,
focando no turismo tais como:
· Carnaval em Salvador e
Recife/Olinda.
· Literatura de cordel e
educação
· Praias e parques
(pinturas rupestres).
· Festas e influências
africanas.
5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: Língua Inglesa e
Língua Portuguesa
6- METODOLOGIA: A partir da apresentação
do tema os alunos foram direcionados a fazer pesquisas, posteriormente
divididos em grupos como forma redirecionamento das pesquisas e preparo para a
apresentação.
7- CRONOGRAMA:
Apresentação do Tema: 10/02/2024
Entrega das pesquisas: 04 a 08 de março
Apresentação do projeto: 09/03/2024
Verificação do conhecimento: Durante o processo de
construção da pesquisa referente a feira.
8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Mural
Notebook
Maquetes
Banners
Cactos
Frutas, folhas, galhos,
Alimentos típicos
cancioneiro de literatura.
Caixa de som
data-show
Elementos que simulam a paisagem, como areia, mar e
cavernas..
Galhos secos
Plantas referente ao bioma nordestino
Imagens: de lugares turísticos como praias, da
religião de matriz africana Umbanda.
Textos: Ler esses textos em voz alta ou exibir trechos
em cartaz ou nas anotações
Mapa e abertura da sala com a seguinte frase: Aqui que
tudo começou!
Objetos reais: Se possível, trazer alguns objetos
reais relacionados à arte nordestina, bem como sua cultura e elementos
agrícolas e ambientalização da praia.
Enquete sobre os estados que já visitaram e o que mais
representa a identidade e riqueza do Nordeste por meio de fomulário.
10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de
organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates,
sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto auge da mesma. Serão avaliados:
Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.
11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Viagens, fotos e sites
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-nordeste.htm
https://www.youtube.com/watch?v=cOnj-zE4qbg
https://www.todamateria.com.br/economia-da-regiao-nordeste/file:///C:/Users/Lenovo/Downloads/CURSO_DE_METRIFICA%C3%87%C3%83O-_CORDEL_240307_153142.pdf
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1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 8º Ano
PROFESSOR(A): Bruno e Jackeline Miranda
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais do Brasil
TÍTULO: As riquezas regionais do Brasil
Portanto, o título do projeto do 8º ano tem grande
importância e influência não só para a região em questão, mas também para se
conhecer o Brasil
2.1- JUSTIFICATIVA: O projeto FECLALI deste ano
tem como temática: As riquezas regionais do Brasil, e o título do 8º ano
será: As riquezas regionais do Brasil: Centro-Oeste e suas mais variadas
faces.
As regiões do Brasil trazem em sua formação cultural e
econômica, as riquezas que nosso Brasil tem, toda a História pode ser contada
partindo destes dois pontos, a economia movimenta a vida da sociedade e
estrutura o mecanismos de continuidade e descontinuidade, já a cultura traz o
modo de vida e costumes daquele determinado agrupamento humano.
3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
· (EF07GE01A)
Reconhecer aspectos da formação territorial do Brasil, com destaque para as
questões histórico-geográficas, processos migratórios e diversidade
étnico-cultural nas diferentes paisagens e regiões.
· (EF07GE02) Analisar a
influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e
territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e
contemporâneas.
· (EF07GE06) Discutir em
que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam
impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em
diferentes lugares.
3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA:
· Encorajar os alunos a
pesquisar os temas propostos e desenvolver uma conexão pessoal com o assunto e
a se sentir mais envolvidos no processo de aprendizagem;
· Incentivar a
curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas sobre a arte que estão
estudando e a buscar respostas por conta própria;
· Desenvolver a
habilidade de pesquisa para que os estudantes se sintam mais autônomos em
relação à sua própria aprendizagem;
· Proporcionar diferentes
recursos para os alunos pesquisarem;
· Oferecer suporte
individual, orientando os alunos individualmente, com feedback e sugestões para
ajudá-los a desenvolver uma sensação de autonomia em relação ao próprio
aprendizado;
· Valorizar as
diferenças, incentivar a discussão sobre a diversidade e a pluralidade
econômicas e culturais, ajudando o estudante a desenvolver uma compreensão mais
ampla do mundo e a construir uma identidade mais sólida e autônoma a partir da
valorização das diferenças.
· Apresentação das
pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.
3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA:
· Leitura e discussão;
· Escrita criativa;
· Feedback construtivo
sobre a escrita dos alunos;
· Debate e apresentações
em sala de aula;
· Análise de textos
construídos pelos alunos;
4- CONTEÚDO:
· Setor primário
Centro-Oeste: A economia do Centro-Oeste está altamente concentrada nas
atividades primárias, sendo que a região é a principal produtora de grãos do
país, com destaque para a soja. Além desse produto, a agricultura
centro-oestina está baseada no cultivo de algodão, sorgo, milho, feijão,
cana-de-açúcar, tomate e girassol.
·
· Setor secundário
Centro-Oeste Atualmente vem ocorrendo uma aceleração do desenvolvimento
industrial no Centro-Oeste. Esse crescimento industrial é fruto do processo de
mecanização do campo, que tem exigido cada vez mais infraestrutura para o
desenvolvimento das atividades agropecuárias. Além disso, o desenvolvimento
industrial da região tem sido priorizado tanto pelos governos estaduais quanto
pelo governo federal por meio de políticas de atração de empresas.
· Com o recente
investimento no setor industrial, várias indústrias fixaram-se no Centro-Oeste
para processar parte da matéria-prima produzida na região e aproveitar os
benefícios originados pelas políticas de fomento ao desenvolvimento industrial.
· Setor Terciário
Centro-Oeste: O setor terciário responde pela maior parcela da renda do estado,
embora a agropecuária, principalmente commodities agrícolas e a pecuária
bovina, e a agroindústria sejam predominantes em termos de atividade econômica.
·
· Cultura do
Centro-Oeste: Na região, existe uma diversidade cultural ricamente
influenciada pelas culturas indígena, boliviana e paraguaia. Além disso, o
Centro-Oeste recebeu influência de aspectos culturais de inúmeros migrantes, em
função das fronteiras que faz com todas as outras partes do Brasil – Nordeste,
Norte, Sudeste e Sul, fato que não ocorre em nenhuma outra região. As
principais festas são: Cavalhada, e Fogaréu.
· Danças da Região
Centro-Oeste: Siriri, catira e Cururu.
· Músicas da Região
Centro-Oeste: Música sertaneja, que é a principal expressão musical do
Centro-Oeste
· Moda de viola,
Rasqueado, Guarânia, Punk e Rock.
· Grandes personalidades
do Centro-Oeste: Cora Coralina, Manoel de Barros, Miguel Jorge, Ney
Matogrosso, Vanessa da Matta, Léo Jaime e Almir Sater
5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: Geografia e Matemática.
6- METODOLOGIA: A partir da apresentação
do tema os alunos foram direcionados a fazer pesquisas, posteriormente
divididos em grupos como forma redirecionamento das pesquisas e preparo para a
apresentação.
7- CRONOGRAMA:
Apresentação do Tema: 10/02/2024
Entrega das pesquisas: 06 a 13 de março
Apresentação do projeto: 09/03/2024
Verificação do conhecimento: Durante o processo de
construção da pesquisa referente a feira.
8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Murais
Note book
Maquetes
Banners
Manequim
Imagens: Uma das melhores maneiras de mostrar a cultura é
através de imagens, exibir fotos, pinturas, esculturas e outros tipos de arte
em uma apresentação de slides ou em um painel. Certificar de escolher imagens
de alta qualidade que mostrem detalhes importantes e permitam que o público
aprecie a cultura local.
Vídeos: Alguns tipos de cultura, como dança, teatro e
performance, podem ser melhores apresentados em vídeo. Mostrar clipes de
performances ao vivo, documentários ou reconstruções de artefatos históricos
para ilustrar as ideias.
Áudio: A música era uma parte importante da cultura do
Centro-Oeste e muitas das obras foram criadas em conexão com a localidade como
no caso de Almir Sater relatando a beleza do Pantanal. Incluir exemplos de
música na apresentação para ilustrar a conexão entre a música e a localidade.
Mapas: A economia e cultura do Centro-Oeste foram
influenciadas por muitos fatores geográficos, como a localização das cidades, a
paisagem natural, as rotas de comerciais e a capacidade produtiva interligada
ao bioma. Exibir mapas para ilustrar a conexão entre a geografia e a economia e
cultura.
Objetos reais: Se possível, trazer alguns objetos reais
relacionados à cultura e economia para a apresentação. Isso pode incluir
livros, cartas e roupas.
9- PRODUTO FINAL: Apresentação das pesquisas e
atividades realizadas para a comunidade escolar
10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de
organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates,
sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto auge da mesma. Serão avaliados:
Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.
11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-centro-oeste.htm
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 9º ANO EF
PROFESSORES: Débora e Vanildo
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: uma
contribuição para a identidade nacional
TÍTULO: Principais riquezas da região sul
2.1 JUSTIFICATIVA:
A região Sul do Brasil é um verdadeiro mosaico de belezas,
sabores e saberes. Do chimarrão gaúcho às paisagens exuberantes de Santa
Catarina, passando pela tradição colonial do Paraná, o Sul é um universo de
descobertas que aguçam a curiosidade e inspiram o aprendizado.
A história econômica e cultural desta região do Brasil se
confunde com a história de povoamento, expansão e imigração das terras que
compõem essa área do território brasileiro. Muitos elementos culturais que
representam a população sulista brasileira foram incorporados por meio da
influência dos povos estrangeiros que vieram ao Brasil entre os séculos XVII e
XIX. Não podemos deixar de lado também os povos originários que viviam na
região muito antes da colonização pelos portugueses.
A Feira de Conhecimento “Principais riquezas da região
Sul” propõe uma imersão nesse universo rico e vibrante, convidando alunos,
professores e comunidade a explorarem as múltiplas facetas da região.
3. COMPETÊNCIAS:
· Compreensão da cultura
e história da região Sul:
· Conhecimento das
riquezas naturais e econômicas da região:
· Desenvolvimento de
habilidades interativas e de pesquisa:
· Senso crítico e
responsabilidade social:
3.1 HABILIDADES:
· Desenvolver trabalhos
em equipe, utilizando-se de princípios de ética e de cidadania, com
relacionamento interpessoal adequado;
· Atuar frente às
situações com flexibilidade;
· Posicionar-se de
maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;
· Saber utilizar
diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e
construir conhecimentos, passando assim a conhecer os avanços tecnológicos nas
diferentes áreas do saber;
· Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética.
· Analisar e valorizar o
patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas.
· Apropriar-se do
patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua
diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas
na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
· Desenvolver o espírito
de trabalho colaborativo;
3.2 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA:
Através das pesquisas e escolha da melhor forma de expor
para a comunidade escolar.
3.3 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA:
Apresentação das pesquisas em sala e reordenamento das
pesquisas para a apresentação.
4- CONTEÚDO:
Paraná:
Economia:
· Agropecuária: Soja,
milho, trigo, carne bovina e suína, leite, aves.
· Indústria: Automobilística,
eletrodomésticos, papel e celulose, química.
· Turismo: Foz
do Iguaçu, Curitiba, litoral.
Cultura:
· Imigração: Italiana,
alemã, polonesa, ucraniana, japonesa.
· Tradições: Chimarrão,
música folclórica (fandango, vaneira), culinária (barreado, pierogi), rodeios.
· Festas: Festa da
Uva, Carnaval de Curitiba, Festival de Curitiba.
Santa Catarina:
Economia:
· Agropecuária: Avicultura,
suinocultura, bovinocultura, maricultura, pesca.
· Indústria: Têxtil,
calçados, metalmecânica, alimentos.
· Turismo: Florianópolis,
Balneário Camboriú, Blumenau, Serra Catarinense.
Cultura:
· Imigração: Italiana,
alemã, açoriana, pomerana.
· Tradições: Colonização,
Oktoberfest, boi-bumbá, fandango, culinária (ostras, tainha, colonial).
· Festas: Festa
Nacional do Marisco, Oktoberfest de Blumenau, Festival de Dança de Joinville.
Rio Grande do Sul:
Economia:
· Agropecuária: Pecuária
extensiva e de corte, soja, arroz, trigo, uva, vinhos.
· Indústria: Automobilística,
petroquímica, alimentos, calçados.
· Turismo: Gramado,
Canela, Porto Alegre, Serra Gaúcha.
Cultura:
· Tradições: Chimarrão,
churrasco, música gaúcha (tchê music, vaneira), rodeios, fandango.
· Festas: Festa da
Uva, rodeio de Porto Alegre, Carnaval de Pelotas.
5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: História e Matemática.
6- METODOLOGIA: Exposição oral e visual do tema
abordado, respondendo os questionamentos dos visitantes.
7- CRONOGRAMA:
· Dia
10/02/2024: escolha do tema e subtema da FECLALI;
· Dia 12 a
16/02/2024: elaboração do projeto;
· Dia 19/02 a
23/03/2024: divisão dos grupos e sorteios das tarefas;
· Dia
09/03/2024: apresentação e entrega do projeto;
· Dia
11 à 15/03/2024: pesquisas;
· Dia
18 à 28/03/2024: confecção do material e montagem do trabalho;
· Dia
06/04/2024: apresentação (exposição do resultado final).
8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
· Humanos: Professores de
História, Matemática e alunos do 9º ano.
· Materiais: Sala com
espaço adequado, projetor multimídia, murais, cartazes, cartolinas, pincéis,
tintas, sulfites, TNT, papelão, cola quente, grampeador, Banners, etc.
9- PRODUTO FINAL: Apresentação das pesquisas;
ambiente decorado com um tema que represente a região; exposição de objetos e
produtos regionais; trajes típicos e atividades realizadas para a comunidade
escolar.
10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de
organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates,
sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto crucial da mesma. Serão avaliados:
Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.
11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-sul.htm
https://www.embrapa.br/memoria-embrapa/regiao-sul
https://www.sc.gov.br/conhecasc/economia
https://guiadonomadedigital.com/pontos-turisticos-da-regiao-sul/
https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php
GUITARRARA, Paloma. “Cultura da região Sul”;
Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-sul.htm.
Acesso em 04 de março de 2024.
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 1º Ano
PROFESSOR(A): Ana Luiza e Higor
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição
para a identidade nacional
TÍTULO: Principais riquezas da região
Sudeste
2.1- JUSTIFICATIVA
O projeto FECLALI deste ano tem como temática AS RIQUEZAS
REGIONAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A IDENTIDADE NACIONAL, e o título do 1º ano do
Ensino Médio será: Principais riquezas da região Sudeste, surge como uma
resposta à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre essa região tão
importante do Brasil. Importância do Sudeste:
Motor da economia brasileira: Responsável por mais da metade
do PIB nacional, o Sudeste concentra polos industriais, agropecuários e de
serviços de grande relevância.
Diversidade cultural: A região é um mosaico de tradições
indígenas, africanas e europeias, que se manifestam nas festas populares, na
literatura, na música, na dança e nas artes visuais.
Berço de grandes artistas: Nomes como Machado de Assis,
Villa-Lobos, Carmen Miranda, Tarsila do Amaral e Oscar Niemeyer marcaram a
história da arte brasileira e internacional.
3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Estimular o
conhecimento sobre a importância da região Sudeste para o Brasil e o mundo;
· Conhecimento das
principais fontes de informação sobre o Sudeste:
· IBGE, Ministério da
Cultura, sites de universidades e centros de pesquisa, etc.
· Capacidade de análise
crítica de dados:
· Interpretação de dados
estatísticos e qualitativos.
· Identificação de
tendências e padrões.
· Formulação de
conclusões e insights a partir dos dados coletados.
· Pensamento crítico e
reflexivo:
· Capacidade de
questionar, analisar e interpretar diferentes perspectivas sobre o Sudeste.
· Identificação de vieses
e contradições nas informações.
· Formulação de
argumentos consistentes e bem fundamentados.
· Capacidade de
comunicação clara e objetiva:
· Elaboração de material
informativo que apresente os resultados da pesquisa de forma clara, concisa e
acessível ao público-alvo.
· Utilização de linguagem
adequada e recursos visuais para tornar o material informativo atraente e
interessante.
· Domínio da escrita
formal e informal:
· Redação de textos
informativos, artigos, reportagens, posts para redes sociais, etc.
· Revisão e edição de
textos para garantir a qualidade e clareza da comunicação.
· Habilidades de
comunicação oral e interpessoal:
· Apresentação dos
resultados do projeto para diferentes públicos (estudantes, comunidade, etc.).
· Capacidade de responder
perguntas e esclarecer dúvidas de forma clara e objetiva.
· Domínio de técnicas de
apresentação para tornar a comunicação mais eficaz.
· Conhecimento de
ferramentas de divulgação:
· Redes sociais, mídias
tradicionais, eventos presenciais, etc.
· Elaboração de
estratégias de divulgação para alcançar o público-alvo.
· Trabalho em equipe:
· Capacidade de trabalhar
em equipe:
· Cooperação com outros
membros da equipe para alcançar objetivos comuns.
· Respeito à diversidade
de ideias e opiniões.
· Habilidade de
comunicação e resolução de conflitos.
· Compromisso e
responsabilidade:
· Cumprimento de prazos e
metas.
· Participação ativa nas
atividades da equipe.
· Contribuição para o
sucesso do projeto.
· Outras habilidades
importantes:
· Conhecimento sobre o
Sudeste: História, geografia, economia, cultura, arte, etc.
· Interesse em pesquisa e
divulgação científica:
· Curiosidade para
aprender e compartilhar conhecimento.
· Desejo de contribuir
para o desenvolvimento social e cultural do Sudeste.
3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA
· Encorajar os alunos a
pesquisar os temas propostos e desenvolver uma conexão pessoal com o assunto e
a se sentir mais envolvidos no processo de aprendizagem;
· Incentivar a
curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas sobre a arte que estão
estudando e a buscar respostas por conta própria;
· Desenvolver a
habilidade de pesquisa para que os estudantes se sintam mais autônomos em
relação à sua própria aprendizagem;
· Proporcionar diferentes
recursos para os alunos pesquisarem;
· Oferecer suporte
individual, orientando os alunos individualmente, com feedback e sugestões para
ajudá-los a desenvolver uma sensação de autonomia em relação ao próprio
aprendizado;
· Promover a
criatividade, encorajando os alunos a explorar diferentes formas de expressão
artística, como desenho, pintura, fotografia e vídeo, para complementar suas
pesquisas, isso pode ajudá-los a desenvolver sua própria identidade artística e
a se sentir mais confiantes em sua capacidade de criar e se expressar;
3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA
· Leitura e discussão;
· Escrita criativa;
· Feedback construtivo
sobre a escrita dos alunos;
· Debate e apresentações
em sala de aula;
· Análise de textos
construídos pelos alunos;
· Apresentação das
pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.
4 – CONTEÚDO
Economia:
Pilares do PIB: A região responde por mais da metade do PIB
brasileiro, ostentando um parque industrial diversificado, com destaque para a
indústria automobilística, siderúrgica, têxtil e petroquímica. A agropecuária
também é relevante, com destaque para a produção de café, cana-de-açúcar,
laranja e soja.
Centros de excelência: São Paulo se destaca como centro
financeiro e comercial, enquanto o Rio de Janeiro se consolida como polo
industrial e de turismo. Minas Gerais se destaca pela produção mineral e
agropecuária, e o Espírito Santo se consolida como importante polo de produção
de petróleo e gás natural.
Desafios e oportunidades: A região enfrenta desafios como a
desigualdade social e a concentração urbana. No entanto, oportunidades surgem
na diversificação da matriz econômica, na inovação tecnológica e na
sustentabilidade.
Cultura:
Mosaico de tradições: As heranças indígena, africana e
europeia se entrelaçam, criando uma identidade cultural única. As festas
populares, como o Carnaval e as Festas Juninas, refletem essa diversidade.
Expressões vibrantes: A literatura, a música, a dança e as
artes visuais florescem na região, com nomes como Machado de Assis, Jorge
Amado, Villa-Lobos, Carmen Miranda, Tarsila do Amaral e Oscar Niemeyer.
Pluralidade e inclusão: O Sudeste é um palco de
efervescência cultural, com espaço para diferentes manifestações artísticas,
valorizando a diversidade e a inclusão.
Arte:
Berço de movimentos: A região foi palco de importantes
movimentos artísticos, como o Modernismo e o Tropicalismo, que marcaram a
história da arte brasileira.
Talentos renomados: Artistas como Portinari, Di Cavalcanti,
Anita Malfatti e Hélio Oiticica deixaram um legado inestimável para a arte
nacional e internacional.
Múltiplas linguagens: A arte contemporânea no Sudeste é rica
e diversa, explorando diferentes linguagens e expressões, desde a pintura e a
escultura até a performance e a arte digital.
O Sudeste é um universo de oportunidades e desafios. Sua
pujança econômica, sua rica cultura e sua vibrante cena artística o tornam uma
região singular e essencial para o desenvolvimento do Brasil.
História:
O contexto histórico da região sudeste nos remonta aos
primeiros contatos entre os povos indígenas que habitavam a região e os
colonizadores europeus, principalmente os portugueses, que chegaram ao Brasil
no século XVI.
São Paulo, o mais populoso estado da região, foi fundado em
1554 por padres jesuítas, como um centro de catequese dos indígenas. Com o
passar dos anos, a região se desenvolveu economicamente, principalmente com a
produção de café, tornando-se um importante polo industrial e comercial.
O Rio de Janeiro, por sua vez, foi fundado em 1565 pelos
portugueses como um posto de defesa contra invasões estrangeiras. Durante o
período colonial, foi a capital do Vice-Reino do Brasil, sendo mais tarde a
capital do Império e da República. Hoje, é conhecido por suas belezas naturais
e por ser um importante centro cultural e turístico.
Minas Gerais, fundado em 1720, teve sua história marcada
pela exploração do ouro, que atraiu milhares de pessoas em busca de riqueza.
Esse período, conhecido como Ciclo do Ouro, contribuiu significativamente para
a formação econômica e cultural do Brasil.
Já o Espírito Santo, fundado em 1535, teve sua colonização
marcada pela exploração do pau-brasil e posteriormente pela agricultura,
principalmente o café. Atualmente, destaca-se pela produção de minério de ferro
e pela indústria de celulose.
Ao longo dos séculos, a região Sudeste foi palco de diversos
movimentos importantes, como a Inconfidência Mineira, em Minas Gerais, e a
Revolta da Armada, no Rio de Janeiro. Esses eventos contribuíram para a
construção da identidade regional e nacional, moldando a história do Brasil.
5 – DISCIPLINA ENVOLVIDA
Filosofia e Biologia.
6 – METODOLOGIA
A partir da apresentação do tema os alunos foram
direcionados a fazer pesquisas, posteriormente divididos em grupos como forma
redirecionamento das pesquisas e preparo para a apresentação.
7- CRONOGRAMA
Apresentação do Tema: 10/02/2024
Entrega das pesquisas: 03 de abril
Apresentação do projeto: 09/03/2024
Verificação do conhecimento: Durante o processo de
construção da pesquisa referente a feira.
Apresentação: 06/04/2024
8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
· Murais.
· Maquetes.
· Banners.
· Imagens.
· Vídeos.
· Áudio.
· História da região
Sudeste do Brasil.
· Textos.
· Mapas.
· Objetos reais.
9- PRODUTO FINAL
Apresentação das pesquisas e atividades realizadas para a
comunidade escolar.
10- AVALIAÇÃO
Ao longo do processo de organização do evento a avaliação
dar-se-á através de pesquisas e debates, sendo a apresentação do dia da FECLALI
ponto crucial da mesma. Serão avaliados: Conteúdo apresentado, conhecimento,
criatividade, organização e desenvoltura.
11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BGE – Economia do Sudeste.
Ministério da Cultura – Cultura do Sudeste.
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 2º ano Ensino Médio
PROFESSOR(A): Claudia Kalb e Marlon
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: As riquezas regionais: Uma contribuição
para a identidade nacional
TÍTULO: Riquezas regionais – Brasil no mundo
2.1- JUSTIFICATIVA: O Brasil é um país único e
tem suas características próprias que o diferenciam de outros países no mundo.
Ele possui uma rica diversidade cultural, étnica e geográfica, abrangendo uma
extensa variedade de ecossistemas, línguas, tradições culturais e influências
históricas. O país também é um dos maiores produtores e exportadores de
commodities agrícolas do mundo, como soja, café, carne bovina, frango,
cana-de-açúcar e laranja. Setor Secundário: Abrange a indústria de
transformação, construção civil e produção de energia. O Brasil é visto pelos
estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de
festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem. Assim a
turma pretende mostrar todas essas possibilidades dentro do tema “O Brasil no
Mundo” e mesmo diante de nossos problemas sociais o foco da sala será na
grandiosidade da nação.
3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
· Estimular o
conhecimento sobre o Brasil e sua diversidade;
· Identificar as riquezas
que tornam o Brasil uma das dez maiores economias mundiais;
· Conhecer as riquezas
brasileiras em seus diversos setores;
· Compreender o processo
de formação do Brasil que leva às suas riquezas.
3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA: Através
das pesquisas e escolha da melhor forma de expor para a comunidade escolar.
3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Apresentação
das pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.
4- CONTEÚDO:
· Formação do povo
Brasileiro;
· Riqueza econômica;
· Turismo;
· Festas e esporte.
5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: Língua Portuguesa e
Física
6- METODOLOGIA: A partir da apresentação
do tema os alunos foram direcionados a fazer pesquisas, posteriormente
divididos em grupos como forma redirecionamento das pesquisas e preparo para a
apresentação.
7- CRONOGRAMA: Apresentação
do Tema: 10/02/2024
Entrega das pesquisas: 15/02 a 06/03/2024
Apresentação do projeto: 09/03/2024
Verificação do conhecimento: Durante o processo de
construção do projeto referente a feira.
Apresentação produto final: 06/04/2024
8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
03 Murais grandes
Bandeira do Brasil
03 cavaletes
03 Papeis craft
TNT
Gráficos
Maquetes
Banners
Grampeador
de parede
Impressão
3D
9- PRODUTO FINAL: Apresentação das pesquisas e
atividades realizadas para a comunidade escolar
10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de
organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates,
sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto crucial da mesma. Serão avaliados:
Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.
11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/onde-esta-a-riqueza-do-brasil
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/recursos-minerais-brasil.htm
https://www.todamateria.com.br/festas-populares/
https://assuperlistas.wordpress.com/2023/10/17/os-maiores-atletas-brasileiros-de-todos-os-tempos/
1- IDENTIFICAÇÃO
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar
TURMA: 3º Ano EM
PROFESSOR(A): Adilsom e João Paulo Gomes de
Miranda
2- PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA
TEMA: AS RIQUEZAS REGIONAIS: UMA
CONTRIBUIÇÃO PARA A IDENTIDADE NACIONAL
TÍTULO: Riquezas e identidade de Rondônia
2.1- JUSTIFICATIVA: O projeto FECLALI deste ano
tem como temática “As riquezas regionais: uma contribuição para a identidade
nacional”, e o título do 3º Ano será “Riquezas e identidade de Rondônia”.
A realização de uma feira do conhecimento com o tema
“Riquezas e Identidade de Rondônia” é uma oportunidade ímpar para
celebrar e valorizar a diversidade cultural, histórica e social desse estado
tão rico em tradições e manifestações culturais. A escolha deste tema não
apenas permite o reconhecimento das riquezas materiais e imateriais presentes
em Rondônia, mas também destaca a importância de preservar e divulgar suas
festas, que são expressões genuínas da identidade local.
Rondônia é um estado que possui uma variedade de
festividades que refletem sua pluralidade cultural e sua história marcada pela
ocupação territorial, imigração e miscigenação. Ao explorar as festas
agropecuárias, religiosas, populares, sulistas e as específicas de Rolim de
Moura, nosso projeto se propõe a oferecer uma visão abrangente e detalhada
dessas manifestações, destacando sua relevância para a construção da identidade
e da memória coletiva do povo rondoniense.
As festas agropecuárias, por exemplo, são um reflexo da
importância do setor primário na economia local, além de serem espaços de
encontro e intercâmbio cultural entre produtores rurais e a população urbana.
Já as festas religiosas evidenciam a diversidade de crenças e práticas
espirituais presentes em Rondônia, ao mesmo tempo em que promovem a coesão
social e o respeito à pluralidade religiosa.
As festas populares, por sua vez, são verdadeiras
celebrações da cultura popular, onde música, dança, culinária e artesanato se
encontram, promovendo a integração comunitária e o fortalecimento dos laços de
pertencimento. As festas sulistas, trazidas pelos imigrantes vindos do Sul do
país, são testemunhos vivos da diversidade étnica que marca a história de
Rondônia, contribuindo para enriquecer ainda mais o cenário cultural local.
Por fim, as festas específicas de Rolim de Moura representam
um recorte importante da cultura regional, destacando as particularidades e os
traços distintivos desse município, suas tradições, costumes e heranças
culturais.
Portanto, através deste projeto de feira do conhecimento,
pretendemos não apenas celebrar as riquezas e a diversidade cultural de
Rondônia, mas também promover a valorização e o reconhecimento das festas como
elementos fundamentais para a construção e preservação da identidade e da
memória coletiva deste estado tão singular.
3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
(EMIFCG01) Identificar, selecionar, processar e
analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e
ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.
(EMIFCG02) Posicionar-se com base em critérios
científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para
respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras,
ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais,
como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e
sustentabilidade.
(EMIFCG03) Utilizar informações, conhecimentos e
ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções
para problemas diversos.
(EMIFCG04) Reconhecer e analisar diferentes
manifestações criativas, artísticas e culturais, por meio de vivências
presenciais e virtuais que ampliem a visão de mundo, sensibilidade, criticidade
e criatividade.
(EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar
ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou
inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e
colocá-las em prática.
(EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas,
obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas,
analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os
interlocutores pretendidos.
(EMIFCG07) Reconhecer e analisar questões
sociais, culturais e ambientais diversas, identificando e incorporando valores
importantes para si e para o coletivo que assegurem a tomada de decisões
conscientes, consequentes, colaborativas e responsáveis.
(EMIFCG08) Compreender e considerar a situação,
a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e
resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de
conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.
(EMIFCG09) Participar ativamente da proposição,
implementação e avaliação de solução para problemas socioculturais e/ou
ambientais em nível local, regional, nacional e/ou global,
corresponsabilizando-se pela realização de ações e projetos voltados ao bem
comum.
(EMIFCG10) Reconhecer e utilizar qualidades e
fragilidades pessoais com confiança para superar desafios e alcançar objetivos
pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora e
perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.
(EMIFCG11) Utilizar estratégias de planejamento,
organização e empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar
caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar projetos pessoais e
produtivos com foco, persistência e efetividade.
(EMIFCG12) Refletir continuamente sobre seu
próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros,
identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do
trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida
pessoal, profissional e cidadã.
3.1 DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA:
· Encorajar os alunos a
pesquisar os temas propostos e desenvolver uma conexão pessoal com o assunto e
a se sentir mais envolvidos no processo de aprendizagem;
· Incentivar a
curiosidade, encorajando os alunos a fazerem perguntas sobre a arte que estão
estudando e a buscar respostas por conta própria;
· Desenvolver a
habilidade de pesquisa para que os estudantes se sintam mais autônomos em
relação à sua própria aprendizagem;
· Proporcionar diferentes
recursos para os alunos pesquisarem;
· Oferecer suporte
individual, orientando os alunos individualmente, com feedback e sugestões para
ajudá-los a desenvolver uma sensação de autonomia em relação ao próprio
aprendizado;
· Promover a
criatividade, encorajando os alunos a explorar diferentes formas de expressão
artística, como desenho, pintura, fotografia e vídeo, para complementar suas
pesquisas, isso pode ajudá-los a desenvolver sua própria identidade artística e
a se sentir mais confiantes em sua capacidade de criar e se expressar;
· Valorizar as
diferenças, incentivar a discussão sobre a diversidade e a pluralidade de
expressões artísticas e culturais, ajudando o estudante a desenvolver uma
compreensão mais ampla do mundo e a construir uma identidade mais sólida e
autônoma a partir da valorização das diferenças.
3.2 DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA:
· Leitura e discussão;
· Escrita criativa;
· Feedback construtivo
sobre a escrita dos alunos;
· Debate e apresentações
em sala de aula;
· Análise de textos
construídos pelos alunos;
· Apresentação das
pesquisas em sala e reordenamento das pesquisas para a apresentação.
4- CONTEÚDO:
· Sugestões de Conteúdos:
Festas Agropecuárias de Rondônia:
– Rondônia Rural Show
– Festivais de Carne
– Exposições Agropecuárias
– Rodeios
– Cavalgadas
– Competições equestres
Festas Religiosas:
– Festa de São João
– Festa do Divino
– Festas de padroeiros católicos
– Jerusalém da Amazônia
Festas Populares:
– Arraial Flor de Maracuja
– Festival Folclórico Duelo na Fronteira de
Guajará-Mirim
– Festival Gastronômico “Rondônia Saboroso”
– Bailes do Havaí (AABB)
– Blocos de Carnaval
– Desfiles de Escola de Samba
– Carnavais
Festa Pomerana
Festas de Rolim de Moura:
– Natal de Luzes
– Festa do Milho
– Expoagro de Rolim de Moura
– Carnaval da Integração
– Festas do CTG
. Rolim Chopp
. Piseiro Universitário
. NovemberFest
. Encontros Sulista
– Costelão do Rotory
– Festa do Tambaqui
– Folia de Reis
– Arraia do CER
– Festas Universitárias
– Pit Stop
– Bingão das Comunidades Católicas
– Festas de padroeiros católicos
– Festas de Associações Futebolistas
5- DISCIPLINA ENVOLVIDA: Sociologia e História
6- METODOLOGIA: A partir da apresentação
do tema os alunos foram direcionados a fazer pesquisas, posteriormente
divididos em grupos como forma redirecionamento das pesquisas e preparo para a
apresentação.
7- CRONOGRAMA:
Apresentação do Tema: 10/02/2024
Entrega das pesquisas: 06 a 13 de março
Apresentação do projeto: 09/03/2024
Verificação do conhecimento: Durante o processo de
construção da pesquisa referente a feira.
Apresentação: 06/04/2024
8- RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
Murais
Note book
Maquetes
Banners
Cenário
9- PRODUTO FINAL: Apresentação das pesquisas e
atividades realizadas para a comunidade escolar
10- AVALIAÇÃO: Ao longo do processo de
organização do evento a avaliação dar-se-á através de pesquisas e debates,
sendo a apresentação do dia da FECLALI ponto crucial da mesma. Serão avaliados:
Conteúdo apresentado, conhecimento, criatividade, organização e desenvoltura.
11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/
https://brasilbao.blogspot.com/2013/08/festas-populares-de-rondonia.html
https://rondonia.ro.gov.br/portal/